A Mercedes dominou a Fórmula 1 nos últimos anos. Nas últimas sete temporadas, os prêmios mais importantes foram para a Mercedes ou para um piloto da equipe. Seis vezes foi Lewis Hamilton que se tornou campeão mundial e o título restante foi para o companheiro de equipe na época, Nico Rosberg.
Embora isso possa mudar este ano graças a Max Verstappen, foi um período inimaginável de domínio para a Mercedes. De acordo com o engenheiro Jock Clear, há alguém que não recebe crédito suficiente pela estrutura de sucesso, mas que definitivamente teve um grande papel nele, Jacques Villeneuve.
Jock Clear explicou seu ponto de vista ao podcast ‘Beyond the Grid’. “Jacques teve oportunidades de correr em outro lugar, na McLaren ou na Benetton, mas ele seguiu seu amigo Craig Pollock na aventura da BAR. Certamente não me arrependo de ser seu cúmplice, mas o desafio foi mais complicado do que pensávamos”.
Apesar de Clear achar que Villeneuve era um piloto complicado, ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento do carro e da estrutura da qual a Mercedes ainda se beneficia hoje.
“Mesmo assim, a estrutura que ele ajudou a criar tornou-se um grande sucesso anos depois. Primeiro com o Brawn GP e depois sob a liderança da Mercedes. Alguns pensaram que Jacques estava pressionando sua carreira na época ao fazer essa escolha, mas ele o fez de lealdade e ele pode dormir confortavelmente hoje assistindo a Mercedes ganhar os GPs”, disse Clear.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
