O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin, falou sobre como uma das novas regras de pneus ‘muito simples’ introduzida este ano, prejudicou a capacidade da equipe em planejar estratégias de corrida.
Nas temporadas anteriores, os dez melhores pilotos na qualificação eram obrigados a iniciar as corridas com os pneus usados no Q2, independentemente do composto.
Para a temporada atual, essa regra foi removida, com os pilotos agora usando quase exclusivamente pneus macios durante a sessão de qualificação.
Com os pilotos desfrutando de uma escolha livre de pneus para começar a corrida, Shovlin afirmou que isso causou uma camada adicional de dificuldade para as equipes.
“A regra agora é realmente muito simples”, disse Shovlin. “Você não sabe quais pneus as pessoas vão usar até que os cobertores sejam retirados, então há um pouco mais de incógnita. Não podemos fazer exatamente o mesmo nível de planejamento quando estamos olhando para a estratégia”, disse ele.
Na última corrida na Arábia Saudita, todos, exceto três pilotos, largaram com pneus macios, com a expectativa de que um carro de segurança ou bandeira vermelha permitisse um pit stop ‘livre’.
Em um fim de semana mais comum, Shovlin espera ver um grau de diferenciação quando se trata de pneus no grid de largada.
“Isso significa que teremos um pouco mais de variedade”, acrescentou Shovlin. “Então, acho que com o tempo veremos um pouco mais de variação e também cria uma imagem um pouco mais justa para todas as equipes no grid”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
