De la Rosa: “Alonso iria aniquilar Sainz na McLaren”

Perguntar sobre uma dupla formada por pilotos espanhóis para a McLaren já virou rotina no paddock da Fórmula 1 há algum tempo, mas outro conterrâneo acredita que essa não é uma boa ideia.

Pedro de la Rosa conhece muito bem os dois pilotos candidatos, mas acha que a perspectiva de Carlos Sainz juntar-se à Fernando Alonso pode soar bem no papel, mas o mais jovem dos espanhóis irá se desgastar muito, já que o veterano que enfrentará costuma ser “impiedoso” com seus companheiros de equipe.

Atualmente, Stoffel Vandoorne está sendo “massacrado” por Alonso na temporada de 2018 dentro da McLaren, com o placar 12-0 para o espanhol nas qualificações – e o futuro do belga já é incerto neste momento para a segunda metade da temporada com a equipe de Woking.

Questionado sobre a “equipe dos sonhos” com Alonso-Sainz durante uma entrevista ao ‘Cadena SER’, De la Rosa respondeu: “Um sonho? Eu acho que seria melhor se eles não estivessem juntos. Ser companheiro de equipe de Fernando é muito difícil, então eu prefiro que outro piloto ‘sofra’, não Carlos.

“Fernando é ‘macaco velho’, o melhor piloto da história da Fórmula 1. Então, eu preferiria que Carlos acumulasse mais dois ou três anos de experiência no esporte ao invés de enfrentar uma ‘fera’ como Fernando”.

De la Rosa e Alonso são amigos. A dupla trabalhou em estreita colaboração durante a passagem pela Ferrari, então poucos estão em melhor posição para analisar um cenário em que os dois espanhóis dividam o mesmo boxe.

“Quando digo que Fernando é o melhor, as pessoas me dizem que é porque sou amigo dele”, acrescentou De la Rosa, de 47 anos. “Mas eu trabalhei com alguns dos melhores e Fernando tem algo de especial”.

A conversa da “Silly Season” é que a Renault está disposta a garantir os serviços do jovem francês Estevan Ocon junto com o atual piloto Nico Hulkenberg no próximo ano, o que significaria que Sainz teria que encontrar um assento em outro lugar.

Mas De la Rosa acha que Sainz fez o suficiente para garantir seu lugar no grid: “Se a Renault cometer o erro de deixar Carlos sair, não devemos enlouquecer porque ele já ganhou seu espaço na Fórmula 1”.

Sobre os jovens pilotos, De la Rosa está impressionando com o novato da Sauber, Charles Leclerc: “Ele é a nova joia e eu espero que ele tenha uma chance na Ferrari em 2019.”

Quanto à atual briga no Mundial de Pilotos, De la Rosa observou: “A Mercedes está ganhando quando a Ferrari deveria estar fazendo isso, o grande drama para eles e (Sebastian) Vettel é que eles têm o melhor carro, mas ainda estão 24 pontos atrás.

“Ainda há um longo caminho para percorrer e acho que tudo será decidido apenas na última corrida”, previu De la Rosa, que fez 104 GPs, pilotando pelo Arrows, Jaguar, McLaren, Sauber e HRT durante esse período.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.