A Ferrari revelou o custo total dos danos que sofreu ao longo da primeira metade da temporada da F1 de 2021, enquanto continua pressionando por compensação por acidentes. O chefe da equipe, Mattia Binotto, explicou a conta de reparos da Ferrari nas 11 corridas realizadas até agora nesta temporada.
“Se eu olhar para os danos que sofremos até agora, desde a primeira corrida que tivemos no Bahrein até a última corrida na Hungria, se eu contar todos os danos que tivemos na pista, são mais de 2,5 milhões de euros (aproximadamente 16 milhões de reais). Isso mostra como eles são importantes e é apenas metade da temporada”, disse Binotto.
O total, equivalente a 16 milhões de reais, é responsável por pouco mais de 2% dos gastos totais permitidos pela equipe dentro do limite orçamentário. “Temos alguma contingência em nosso déficit de orçamento final. Acho que precisamos ter por que você nunca sabe as surpresas que temos de agora até o fim e travamentos e danos”.
O piloto Charles Leclerc esteve envolvido em dois acidentes significativos este ano. Ele foi eliminado na primeira curva por Lance Stroll na Hungria e bateu no muro durante a qualificação em Mônaco. Carlos Sainz também bateu sua Ferrari durante a qualificação no fim de semana passado, e os dois se envolveram em outros incidentes menos prejudiciais.
Após o acidente no GP da Hungria, Binotto pediu que as equipes recebessem isenções do limite orçamentário para pagar por reparos decorrentes de acidentes pelos quais não eram responsáveis.
No entanto, ele admitiu que a introdução de isenções aos regulamentos financeiros seria complicada. “Ainda há discussões em andamento. Se houver um acidente, há um piloto culpado e você não é o culpado, se você foi danificado, isso deveria ser isento do limite orçamentário? Acho que é certamente um ponto importante”.
“Certamente, há mérito para isso, mas acho que não há soluções óbvias. Acho algo que discutiremos com a FIA, F1 e todas as outras equipes nas próximas semanas, e possivelmente tentaremos resolver se houver alguma solução para o futuro”, afirmou o chefe da Ferrari.
O limite de orçamento da F1 foi introduzido pela primeira vez este ano e está fixado em 145 milhões de dólares (aproximadamente 796 milhões de reais). Este valor cairá para 140 milhões de dólares (769 milhões de reais) no próximo ano e 135 milhões de dólares (741 milhões de reais) no ano seguinte.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
