Mario Andretti classificou como “corajosa” a decisão de Colton Herta de deixar a IndyCar para disputar a Fórmula 2 na próxima temporada, com o objetivo de conquistar os pontos necessários para a Superlicença, tendo em mente uma futura vaga na Fórmula 1.
“Honestamente, acho que você poderia usar ‘corajoso’ porque a carreira dele está em jogo aqui. Ele está dando um passo para trás para, em seguida, avançar”, afirmou Andretti ao portal GPBlog.
Herta até chegou a tentar ir diretamente para a F1 ainda com a AlphaTauri, mas não havia não acumulado a pontuação suficiente para a licença exigida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O piloto tentou meios burocráticos para conseguir os pontos que faltavam, mas teve sua solitação negada. Com a entrada da Cadillac na categoria, a melhor opção foi competir na categoria de acesso.

Para Andretti, essa limitação revelou a determinação do piloto. “O fato de ele não ter conseguido pontos suficientes na IndyCar para obter a licença o coloca em uma situação difícil. O que realmente aplaudo é que ele está mostrando verdadeira paixão para se tornar um piloto de Fórmula 1 ao fazer o que está fazendo.”
O ex-piloto afirmou que acompanhar o desempenho de Herta na Fórmula 2 será decisivo. “Essa é outra área que será interessante observar, como ele se sai na Fórmula 2. Há tantas coisas em jogo aqui, há muita ansiedade, esperar a temporada começar e ver como tudo se desenrola”, concluiu.
