O chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, disse que Oscar Piastri tem obrigações contratuais com a equipe, mas afirmou não ter conhecimento sobre rumores de conversas do piloto com a McLaren.
Foi informado em julho, que o empresário de Piastri, o ex-piloto de F1, Mark Webber, estaria estudando a possibilidade do jovem piloto assumir a vaga de Daniel Ricciardo na McLaren na próxima temporada, em vez de aceitar uma vaga na Williams, caso Fernando Alonso continuasse com a Alpine.
Mas na segunda-feira veio a notícia que Alonso irá para a Aston Martin na próxima temporada, deixando o atual reserva Alpine, Piastri, com a oportunidade de ocupar o lugar vago na equipe no próximo ano.
Szafnauer confirmou que o atual campeão da Fórmula 2, Piastri, é o ‘candidato número um preferido’ para substituir Alonso, e ele vem tentando entrar em contato com Webber sobre o futuro do australiano, embora o chefe da equipe Alpine, tenha pedido calma e tempo para a equipe ter discussões.
A equipe está oferecendo a ele testes prolongados em seu carro de 2021 para prepará-lo para talvez ser titular na próxima temporada, e Szafnauer disse que esse acordo e outros detalhes, significam que ele será contratualmente obrigado a correr pela Alpine em 2023, se for formalmente oferecido a vaga para ele.
“Não estou a par de quaisquer pré-arranjos que ele tenha com a McLaren, se é que há algum”, disse Szafnauer.
“Mas eu ouço os mesmos rumores que você ouve no pitlane. Mas o que eu sei é que ele tem obrigações contratuais conosco. E nós temos honrado essas obrigações o ano todo, e essas obrigações duram até 2023, e possivelmente em 2024, se algumas opções forem adotadas.”
“E nosso acordo com ele este ano era ser um piloto reserva, também colocá-lo no carro do ano passado por um período significativo de tempo. Estamos bem mais da metade desse programa de 5.000 quilômetros, o que não é insignificante, no carro do ano passado, em preparação para uma vaga no próximo ano.”
“Também TL1s, trabalho de simulação, e estamos cumprindo essas obrigações em ambos os lados. Portanto, temos um contrato legal com ele para 2023. E se uma opção for acionada, também para 2024. Então não sei o que ele falou com a McLaren. Como eu disse, não estou a par disso.”
Mas quando solicitado a confirmar se Piastri indicou ou não se ele gostaria de correr pela Alpine no próximo ano, o chefe da equipe respondeu: “Oscar e seu pessoal estão considerando suas opções, o que quer que isso signifique.”
No entanto, ele acredita que caso os contratos já assinados sejam honrados, haverá um processo relativamente tranquilo para decidir o futuro de Piastri.
“Não deve haver complicações”, afirmou Szafnauer. “Se todos forem fiéis aos acordos que assinaram há apenas alguns meses, devemos ser capazes de avançar com os acordos que temos em vigor”, acrescentou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
