Em setembro do ano passado, a Aston Martin anunciou a chegada de Martin Whitmarsh como executivo-chefe da equipe de Fórmula 1. Apesar de seu currículo impressionante na categoria, ele espera alcançar a maior conquista de sua carreira na Aston Martin.
Whitmarsh, de 63 anos, tem uma carreira impressionante na Fórmula 1. O britânico trabalhou na McLaren de 1989 a 2014, conquistando seis títulos de pilotos e quatro de construtores. Whitmarsh ingressou na McLaren como chefe de operações e foi promovido a diretor administrativo em 1997. Em 2009, ele assumiu o cargo de Ron Dennis como o grande chefe da McLaren Racing. No entanto, em 2014, ele foi forçado a deixar o cargo na McLaren.
Lawrence Stroll trouxe Whitmarsh de volta à F1 e as ambições são altas. Whitmarsh quer conquistar seu décimo primeiro título na categoria com a Aston Martin. “Honestamente, é por isso que estou aqui”, disse ele em entrevista à Reuters. Ele quer fazer tudo o que puder para ver a Aston Martin no degrau mais alto do pódio.
O objetivo da Aston Martin é poder disputar o título em cinco anos, e Whitmarsh é um elo fundamental para alcançar esse objetivo. Oficialmente, ele lidera a abrangente Aston Martin Performance Technologies, mas Whitmarsh colocará muito tempo e energia na equipe de Fórmula 1, e portanto, terá muita influência sobre o sucesso ou não da equipe nos próximos anos.
Muita coisa mudou desde que Whitmarsh deixou a F1 em 2014. Whitmarsh afirmou que está feliz com essas mudanças, incluindo o maior foco na diversidade e inclusão, a ambição de alcançar o status de neutralidade líquida de CO2 até 2030, e o limite de custos. Segundo ele, a F1 era arrogante anteriormente.
“Acho que a Fórmula 1 era um pouco arrogante no passado”, acredita Whitmarsh. “O que realmente nos ensinou, é que temos que ser relevantes para a sociedade, para as necessidades da sociedade, caso contrário você simplesmente não faz essa conexão”. A série da Netflix, ‘Drive to Survive’, também é um bom desenvolvimento, de acordo com Whitmarsh.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
