Descongelamento de motores pode acontecer só em 2016

Como já se percebeu, dificilmente algo irá mudar para 2015 em termos competitivos, pois a Mercedes mantém-se naturalmente irredutível em permitir uma abertura no desenvolvimento de motores. Trabalhou bem melhor que a Renault e Ferrari e por isso não está na disposição de permitir aos seus adversários que tenham a possibilidade de recuperar o tempo perdido, alegando os custos que isso acarreta, mas a verdade é que a questão pode tornar-se bem mais complicada do que atualmente já que há rumores que a unanimidade que é obrigatória para 2015 (basta o voto da Mercedes para travar a questão) vai converter-se em maioria simples para 2016, o que significa que a questão vai ser, provavelmente, diferente.

Desconhece-se para já o que vai acontecer com a Honda (se a unidade motriz é melhor ou pior do que as três que já existem) e nessa altura as coisas podem mudar. Segundo a ‘Auto Motor und Sport’: “Os oponentes da Mercedes ameaçam ‘abrir’ por completo o desenvolvimento”, e nesse contexto todos vão perder, pois o dinheiro que poderão gastar para ser os melhores passa a ser ilimitado”.

Logicamente, caso isso aconteça, não serão as três marcas a absorver a totalidade dos custos de desenvolvimento, então se neste momento com a alteração das regras para este ano e o consequente aumento brutal dos custos as equipes estão tendo problemas muito complicados, que dizer da abertura total do desenvolvimento de motores.

Portanto, esta será claramente uma forma de pressão para que se chegue a um entendimento, mas de acordo com o que o ‘AutoSport’ português apurou, com a vantagem que a Mercedes tem hoje em dia e com a estreita relação entre Brixworth, onde foram feitas as unidades motrizes, e Brackley, onde são projetados, construídos e desenvolvidos os chassis, dificilmente esse avanço vai ser perdido a curto prazo.

A única situação que pode alterar o ‘status quo’ deste ano será o ‘trinômio’ McLaren/Honda/Alonso, caso se concretize o tri, está claro, e caso também a Honda tenha aproveitado bem o fato de ser a última a chegar. Ficando ainda faltando que a McLaren acerte e construa um bom sucessor do McLaren MP4/29.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.