A Ferrari teria sofrido em Melbourne uma falha que custou 100 cv à sua unidade motriz, e que permaneceu até à primeira parada nos boxes. Fernando Alonso, em quarto lugar após a desclassificação de Daniel Riccardo, foi o melhor piloto dos italianos na etapa inaugural da temporada de 2014.
O piloto espanhol desmente que a Ferrari ainda não tenha colocado a sua unidade motriz no máximo, explicando que alguma da sua potência foi bloqueada pela FIA devido a um erro: “Do lado elétrico estamos usando a potência toda, mas nas primeiras voltas em Melbourne tivemos um problema em que ficamos bloqueados e não tivemos toda a potência”, disse, citado pelo jornal ‘El Mundo Deportivo’
O problema estaria relacionado com a área de recuperação de energia da unidade motriz, com cerca de 100 cv bloqueados nos propulsores da Ferrari até à primeira parada devido a uma falha da FIA. O que não é novidade é o alegado peso 13 kg excessivo da unidade Ferrari 059/3, embora, como lembrou Esteban Gutierrez ao jornal ‘Marca’, “este é um novo mundo na F1 e as possibilidades de desenvolvimento são vastas”.