A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou algumas alterações nos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1. A introdução de uma luz verde na traseira dos carros conduzidos por pilotos sem superlicença é uma das novidades.
A maior, no entanto, é a criação de uma penalização de 5 segundos a ser aplicada a penalizações menores ao longo da corrida, nomeadamente toques em adversários, e que pode ser cumprida antes de uma parada nos boxes programada pelo piloto.
Nos casos em que o piloto não tiver programada uma parada nos boxes depois da penalização ser atribuída e até o final da corrida, os cinco segundos serão acrescentados ao tempo final da corrida.
“O piloto deverá entrar no pit-lane, parar no respectivo boxe durante pelo menos cinco segundos e, em seguida, retornar à corrida. O piloto penalizado pode, no entanto, optar por não parar, desde que não faça qualquer outro pit-stop antes do final da corrida. Neste caso, cinco segundos serão adicionados ao tempo de corrida do piloto”, informa a nova regra.
“Enquanto um carro está parado no pit-lane, como resultado de uma penalização, não pode ser tocado pelos mecânicos até completar pelo menos cinco segundos”, acrescenta.
Entre as novas regras encontra-se também uma que impede os carros de pararem ao longo da pista na volta de desaceleração após o final da corrida para tentar poupar combustível.
“Sob nenhuma circunstância um piloto poderá parar o seu carro na pista, sem motivo justificável”, explica a nota.
A partir de agora os funcionários de qualquer equipe são obrigados a utilizarem capacete sempre que estiverem trabalhando nos carros durante a sessão de classificação e corrida.
Outra novidade é a introdução de uma luz verde na traseira dos carros conduzidos por pilotos estreantes ou novatos, que não tenham superlicença.
“Os carros conduzidos por pilotos que não possuem a superlicença devem estar equipados com uma luz traseira verde que deve permanecer acesa em todos os momentos que o carro estiver na pista”.