A Fórmula One Management, empresa que gere a Fórmula 1, divulgou nesta segunda-feira os números relativos às audiências televisivas globais do campeonato de 2013. Feitas as contas, não há boas notícias, registrando-se uma perda de cerca de 50 milhões de espectadores.
No total, a audiência global da Fórmula 1 foi de 450 milhões de espectadores no ano que terminou com o tetracampeonato de Sebastian Vettel.
No entender de Bernie Ecclestone, esse foi precisamente um fator que originou a quebra. O alemão ganhou as últimas nove corridas do campeonato, o que motivou uma perda de interesse dos fãs ocasionais.
Além disso, outro ponto apontado foi a troca de canais na China e na França. Aliás, só no mercado chinês verificou-se uma quebra de quase 30 milhões de espectadores, com a saída do campeonato do canal estatal CCTV. Na França o prejuízo foi de quase seis milhões de espectadores.
Bernie Ecclestone está convencido que 2014 será um ano de retomada, apesar das críticas que têm surgido aos novos motores V6 turbo.
“Tenho a certeza que a nova temporada terá um entusiasmo e um espírito de competição renovado”, afirmou o responsável.
O relatório apresentado tem, contudo, alguns aspectos positivos, nomeadamente o crescimento na audiência nos EUA, Reino Unido e Itália.