Bicos dos carros de 2014 serão investigados pela FIA

Há quem goste, há quem não goste e há quem esteja preocupado. O que parece certo é que os “bicos” desenhados para os novos carros da Fórmula 1 não deixam ninguém quieto.

As apreciações estéticas ficam para cada um, mas no capítulo da segurança já soou o alerta e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já avisou que vai investigar, um a um, o desenho dos “bicos” dos novos carros para 2014.

Segundo a revista britânica ‘Autosport’, a entidade que rege a competição solicitou a cada equipe que envie, por escrito, as informações técnicas sobre a integridade estrutural de cada um dos “bicos”.

Entre as equipes a quem foram solicitados os dados encontra-se a Ferrari e a Mercedes, ainda que ambas tenham optado por bicos diferentes das outras oito equipes, com uma base mais larga e sem o bico cilíndrico.

Em questão estarão detalhes como o corte transversal do bico e entradas verticais em relação à linha central do carro em pontos a 50mm, 150mm e 300mm a partir da ponta do bico. A ideia é comparar dados com os bicos dos carros do ano anterior.

“Em todos os casos, estamos interessados apenas no próprio bico, não na asa dianteira ou nas hastes que sustentam a própria asa”, confirmou fonte da FIA.

“Embora tenham sido aprovadas nos testes de segurança, receia-se que as frentes dos carros não sejam resistentes o suficiente para proteção máxima em caso de acidente”, explicou.

Ainda de acordo com a ‘Autosport’, o artigo 2.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 indica que um carro considerado inseguro pode ser excluído do campeonato. “Os comissários esportivos podem excluir um carro cuja construção seja considerada perigosa.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.