Não era uma decisão da equipe, apenas a vontade de Alonso proporcionar uma despedida em alta ao companheiro de equipe. Felipe Massa revelou que o espanhol lhe garantiu que o deixaria passar para chegar ao pódio se os dois chegassem perto do final nessas posições.
Contudo, uma penalização na pior altura pôs tudo a perder. Massa foi pernalizado por transpor a linha branca que limita a entrada da via dos boxes com as quatro rodas, numa altura em que era quarto colocado. Foi obrigado a um drive-through e acabou em sétimo.
“O resultado ia ser diferente, sem dúvida, ainda mais com aquilo que aconteceu com o Hamilton”, afirmou, referindo-se ao acidente entre o inglês e Valtteri Bottas. “Estava em quarto, podia ser até terceiro se o Fernando Alonso desse uma ajudinha”, afirmou.
E depois deu a sua explicação: “Não tínhamos nenhum tipo de acordo para falar a verdade. Ele veio me dizer que, se eu estivesse atrás dele, ele deixava-me passar. Não era um acordo para mim. Ele apenas veio falar comigo.”
Sobre a punição, Massa lembra que “não passou nenhum carro” naquela zona e que não foi o único a fazê-lo. “Se os comissários quiserem aplicar a punição, deveriam penalizar todos, não apenas a mim”, acusou.
“É realmente inaceitável, e eu sinto muito porque estava correndo para terminar em quarto. Não quero pensar nisso, quero lembrar o tempo que passei na Ferrari. Isso é muito mais importante do que pensar nos comissários, que algumas vezes acham que são reis, mas não sabem o que fazer”, concluiu.