A Force India diz-se afetada pelas mudanças que estão sendo implementadas nos pneus por motivos de segurança.
Citado pela ‘Sky Sports’, Bob Fernley, chefe de equipe da Force India, afirma que na Alemanha a equipe “não esteve bem”. Os dois pilotos (Adrian Sutil e Paul di Resta) terminaram fora dos pontos pela primeira vez em 2013. A equipe só tinha passado sem pontuar este ano no GP da Malásia, mas devido a duplo abandono.
Para Fernley, as alterações introduzidas na Alemanha tiveram influência no resultado: “Os pneus têm obviamente efeito, mas quão grande é o efeito, é difícil determinar agora”. Recorde-se que além das alterações introduzidas pela Pirelli, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) colocou limites no ajuste dos pneus em Nürburgring.
No GP da Hungria, a Pirelli introduzirá mais novidades nos pneus. A Force India poderá testá-las em Silverstone na próxima semana, durante os testes para jovens pilotos. E é no teste de pneus em Silverstone que a Force India deverá concentrar-se, diz Bob Fernley. Para o responsável da Force India, é bom poder comparar os desempenhos com os da semana passada, quando foi realizado o GP da Inglaterra em Silverstone.
Mesmo com a possibilidade de testar as alterações que a Pirelli prepara, Fernley não dá como garantido que o resultado da Alemanha não se repita. O diretor da Force India afirma que o “carro está desenhado especificamente em torno do pneu de 2013”.
Segundo Fernley, os pneus “significativamente diferentes” farão com que a equipe tenha que “voltar a trabalhar em algo que já abandonou”, pois pretende “partir para o carro de 2014 muito rapidamente”. Para o responsável, a situação “não é nada saudável para a Force India”.
A Force India é atualmente quinta classificada do Mundial de Construtores. Até agora só não pontuou em duas corridas, tendo ficado à beira do pódio no GP do Bahrain.
