FIA pretende definir acordos de custos este mês

Por Felipe Pires

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deseja concluir a implantação das medidas para o corte de custos na F-1 para a temporada de 2013 ainda neste mês de Junho. Foi o que garantiu a federação após o encontro do Conselho Mundial nesta sexta-feira, em Paris.

Jean Todt, presidente da entidade, quer tomar medidas para assegurar o futuro da categoria, que sofre com equipes preocupadas com o aumento de custos. O esforço preocupa-se em instituir um tipo de Acordo de Restrições de Custos para as regras de 2013, o que será monitorado pela FIA.

“Como foi pedido, a FIA mantém discussões ativas com as equipes no que diz respeito ao controle de custos. Qualquer alteração ao regulamento técnico será enviada ao Conselho até o dia 30 de junho”, diz a entidade, em comunicado. “A intenção é ajudar todas as equipes a participarem do campeonato de maneira igual e justa.”

O dia 30 desse mês é a última data para alteração das regras de 2013 com apoio majoritário de todos os times. Alguma outra tentativa fora desta data deve ter apoio unânime de todas as equipes, algo pouco provável no momento, pois á que há suspeitas de que Red Bull e Toro Rosso são contrárias à política.

A FIA também disse que espera concluir os termos do Pacto da Concórdia daqui a algumas semanas. As inscrições das equipes podem ser feitas até o dia 30 de setembro, e não 15 de julho, a data normal.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.