Por Felipe Pires
Adrian Sutil acredita que terá a oportunidade de voltar à F1 depois de ter ficado sem uma vaga para a temporada de 2012. O piloto alemão, que correu pela Spyker em 2007 e na Force India entre 2008 e 2011, voltou ao paddock da categoria no último fim de semana, durante o GP da Espanha.
Enquanto não há nenhuma equipe esperando por Sutil no momento, o piloto acredita que, caso espere com paciência , terá chances de voltar a categoria máxima do automobilismo. “Estou sempre procurando, mas não tenho nada no momento”, disse Sutil a AUTOSPORT. “Escolhi este GP para voltar porque é o primeiro na Europa. É bom voltar ao paddock e ver algumas pessoas.”
“Este é o segredo para conseguir uma vaga – e espero que isso aconteça em breve. No momento, não há vagas disponíveis e terei de esperar. Mas as pessoas sabem que eu estou pronto e esperando. Terei de esperar por um convite.”
“Converso com muitas equipes diferentes, mas eles não podem falar nada agora. Dizem que talvez tenham interesse, mas não vai além disso. Me pediram para esperar, me manter em forma que, talvez, possa haver uma oportunidade. E tenho que acreditar que ela virá.”
Sutil afirmou que está determinado a voltar à categoria devido ao seu talento, sem ser como piloto pagante. O alemão teve desempenhos fenomenais em seu tempo de Force India, o que acredita ser suficiente para merecer um espaço no grid.
“Não posso oferecer dinheiro. Depois de cinco anos, as pessoas sabem que sou bom e que não preciso levar patrocinadores.”
“Quero um salário normal pela minha pilotagem – e é isso. Quero ser tratado como um piloto de corridas. É importante para o esporte que talentos reais estejam nas vagas, e não pilotos com mais dinheiro por trás.”
Sutil está certo de que sua condenação judicial não prejudicará suas chances de conseguir uma vaga ou impedirá que o piloto visite alguns países que recebem corridas.
“Isso já acabou e não tem restrições para mim. Posso viajar e fazer tudo o que eu fazia antes. Tivemos tempo de resolver tudo isso”, encerrou o piloto de 29 anos.