De acordo com uma informação revelada pelo jornal espanhol ‘Marca’, existe a hipótese cada vez mais forte dos dois circuitos alternarem entre si como ‘casa’ do GP da Espanha, sendo esta a solução para fazer frente aos difíceis tempos de crise que vivem no país e, também, para travar os custos de organizar uma corrida anualmente.
Segundo aquele veículo de comunicação, foram os próprios responsáveis do circuito catalão a sugerirem essa alternância, mas o então presidente da Generalitat Valenciana, Francisco Camps, descartou a possibilidade. No entanto, com Albert Fabra a assumir a presidência da Generalitat, essa ideia volta a estar em cima da mesa.
“Sabemos que, a dado momento, houve uma recusa, mas neste momento o novo governo valenciano está disposto a estudar uma proposta”, disse Germà Gordó, secretário do governo da Catalunha, em entrevista à agência alemã ‘DPA’, assegurando que farão uma proposta nas próximas semanas.
Da parte do lado valenciano, existe a necessidade de revisão dos grandes investimentos, com fontes governativas, citadas pelo site do ‘Marca’, dizendo que “o que queremos é um acordo que seja o melhor para todos”, adiantando ainda que já se verificaram conversas informais entre as duas partes.
Para 2012, as duas provas ficarão na mesma, já que a única alteração possível seria o cancelamento das mesmas, algo que não interessa a nenhuma das partes, até porque teria de ser paga uma indenização de 50% a Bernie Ecclestone.