Há apenas duas semanas do início da temporada 2012 da Fórmula 1 em Melbourne, na Austrália, as equipes realizam a última bateria de testes com os novos carros. O teste acontece no período de 1º a 4 de março no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha, e conta com a participação das 12 escuderias.
O treino deve ser um dos mais cruciais para a temporada, por ser a última oportunidade para testar os novos pneus da Pirelli desenvolvidos para este ano. Isto porque um dos pontos-chave para as equipes será entender exatamente como os pneus Pirelli funcionam em seus carros novos – ao menos a curto prazo. A expectativa, no entanto, é que os carros da maioria das equipes melhorem seus tempos em até dois segundos por volta ao longo da temporada e um dos desafios da Pirelli é acompanhar este ritmo de desenvolvimento.
A Pirelli reforça que quaisquer peças novas que são introduzidas, como uma nova asa dianteira, sempre terá um profundo efeito sobre o comportamento dos pneus, uma vez que as forças que atuam sobre o carro são deslocadas para áreas diferentes. Neste sentido, é essencial a realização dos testes dos pneus sobre uma ampla escala de parâmetros para compreender como as modificações mais recentes irão interagir com os pneus.
A Pirelli irá disponibilizar 114 jogos do pneu P Zero Branco (médio) para Barcelona, 94 do P Zero Amarelo (macio), 69 do P Zero Prata (duro) e 38 do P Zero Vermelho (supermacio). Em caso de chuva, haverá 31 conjuntos do Cinturato Verde (intermediário) e 14 do Cinturato Azul (chuva). Nos dois testes anteriores, realizados em Jerez de La Frontera e no próprio circuito da Catalunha, ambos neste mês de fevereiro, as equipes completaram mais de 32.000 quilômetros com os novos compostos da Pirelli P Zero e apenas os pneus Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva) não foram utilizados na pré-temporada.
Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, as equipes provavelmente testarão nos próximos quatro dias os pneus que serão utilizados nos três primeiros GPs da temporada. “Mais uma vez temos a gama completa de pneus disponíveis para as equipes testarem. Coletamos muitos dados até agora e recebemos uma primeira impressão muito positiva dos pilotos, então, nesta semana, iremos validar nossas conclusões e continuar acumulando informações que serão vitais para a temporada que vem pela frente.”