Por André Spigariol (@andrespigariol)
A Mercedes foi a antepenúltima equipe a apresentar seu modelo de 2012 para disputar a temporada deste ano da Fórmula 1. Após muito mistério e especulações a respeito das novidades que a equipe alemã traria, Michael Schumacher e Nico Rosberg revelaram oficialmente o bólido nesta terça-feira (21/02), em cerimônia simples no pitlane do Circuit de Catalunya (Barcelona/Espanha), que recebe a segunda bateria de testes da F-1 durante esta semana.
Vídeo: Assista o lançamento da Mercedes AMG W03
À primeira vista, já fica bem claro que a Mercedes optou por seguir a tendência mostrada por todas as equipes – menos McLaren – e colocou o famigerado “degrau” entre o bico e o restante da carroceria, por uma questão de adaptação ao regulamento. No entanto, o bico difere da maioria vista até agora, apresentando um formato ligeiramente cônico, que faz lembrar os carros do passado e reforça o caráter “bico de pato” da peça.

Ross Brawn, chefe da equipe, exaltou o novo desenho do carro e falou em um “passo a frente” em relação ao bólido do ano passado.
“O W03 é um carro de F1 que eu acredito, e espero, que a nossa equipe pode se orgulhar, e que vai entregar os resultados na pista que todo mundo trabalhou tão duro para conseguir”, comentou Ross. “Apesar do bico distintivo, o que certamente é um gosto adquirido, o W03 é uma interpretação elegante de os regulamentos em vigor, e um claro passo em frente em relação ao seu predecessor em termos de design, detalhe e sofisticação”, comentou.

Brawn também sinalizou que o modelo 2012 da equipe é um pouco mais conservador em comparação ao seu predecessor, considerado arrojado, mas nem sempre entregando o que o time esperava.
“No ano passado, produzimos um carro muito arrojado e, apesar de seus elementos mais radicais, [o W02] nem sempre entregou os resultados que esperávamos, a experiência que adquirimos tem sido inestimável para o design do carro de 2012. O W03, também é um pacote mais integrado, que reflete os laços cada vez mais fortes entre as nossas equipes técnicas em Brackley e Brixworth, e demonstra que as nossas Flechas de Prata estão dando um passo a frente em termos de desempenho”, concluiu o dirigente.

Fora isso, os desenhistas seguiram a Ferrari e, logo atrás do santo Antônio, colocaram uma segunda entrada de ar que, provavelmente, foi concebida para refrigerar a transmissão.
As sidepods são largas e abrigam a saída do escapamento em sua parte superior. Esse foi outro aspecto alterado pelas novas regras da FIA, para evitar o uso do difusor soprado, que, no ano passado, foi um dos fatores que ajudou a Red Bull a dominar o campeonato. O sistema funcionava aproveitando os gases de escapamento para gerar maior pressão aerodinâmica na traseira.
O carro já completou 300 km de testes na semana passada no circuito espanhol e volta para a pista ainda nesta terça, agora conduzido por Michael Schumacher.
