Mika Salo, ex-piloto de Fórmula 1, confessou-se surpreso pelo fato de Felipe Massa poder continuar na Ferrari esta temporada, observando ainda que na Lotus, o seu compatriota Kimi Raikkonen deverá ser muito mais rápido do que Romain Grosjean.
Salo competiu pela Ferrari em 1999, substituindo Michael Schumacher quando o piloto alemão quebrou a perna em Silverstone, e em relação à equipe italiana confessou-se surpreso com o fato de Massa ter conseguido prosseguir na equipe para 2012, sendo Fernando Alonso “um claro número 1” na equipe italiana.
“Existe claramente um piloto número 1, Alonso”, começa por explicar Salo em declarações à emissora finlandesa ‘MTV3’, acrescentando ainda que “não acredito que ele fique depois desta temporada. Fiquei surpreso por poder continuar (na Ferrari) este ano”. Mas a hierarquia da Ferrari não é caso único, já que para Salo, Sebastian Vettel é claramente superior a Mark Webber e a sua equipe reflete esse fato. Também na Lotus, equipe pela qual Kimi Raikkonen retorna este ano à F1, Salo explica que o campeão de 2007 “deverá ser muito mais rápido do que (Romain) Grosjean, que só está lá porque o (Eric) Boullier é o seu empresário”.
Muito mais equilibrada será a situação na McLaren, que conta com dois campeões do mundo, Lewis Hamilton e Jenson Button: “Se a McLaren tiver um bom carro, então os seus dois pilotos vão tirar pontos um do outro, que é algo que não vai acontecer nas outras equipes. Em pista, Hamilton é mais rápido, mas não tão inteligente como o Button em corrida”. Na Mercedes, o finlandês vê Nico Rosberg superando Michael Schumacher, considerando que a idade já começa a pesar.
Salo debruçou-se ainda sobre a dupla de pilotos da Williams, a qual considera como uma das piores do grid para 2012: “Penso que este é uma das piores duplas. Ambos são suscetíveis a cometerem erros. Senna fez algumas boas corridas no ano passado, mas baixava de ritmo fortemente no final. Já o Maldonado é um pouco ‘cabeça quente’, então não vejo que seja um ano para eles”.
Já a dupla da Toro Rosso, com Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, é para Salo a mais interessante de observar, antevendo que existam “faíscas” entre os dois ao longo da temporada.