Por Giovanni Romão
Que os deuses da Fórmula 1 estão ao lado de Sebastian Vettel, isso todos já sabiam. Porém, no calendário, alguns circuitos, como o de Monza, têm deuses mais exigentes, que costumam coroar apenas os grandes campeões. Neste domingo, dia 11 de setembro, na Itália, um dos templos sagrados do automobilismo acompanhou mais um show do jovem campeão alemão da Red Bull, cada vez mais próximo do seu bicampeonato mundial. Vettel largou na pole e cruzou a linha de chegada em primeiro, sem grandes dificuldades para faturar mais uma na temporada 2011 da F1.
Para alegria dos tifosi na arquibancada, Fernando Alonso terminou na terceira colocação, com Jenson Button entre ele e Vettel. O quarto colocado foi Lewis Hamilton, seguido por Michael Schumacher e pelo brasileiro Felipe Massa. Na sétima colocação ficou Jaime Alguersuari, com Paul di Resta em oitavo, Bruno Senna, marcando seus primeiros pontos na F1, em nono, e Sebastien Buemi fechando os dez primeiros. O terceiro brasileiro no grid, Rubens Barrichello, terminou em 12º.
A corrida
O início da prova foi bastante agitado, com o italiano Vitantonio Liuzzi errando na freada da primeira chicana e causando uma confusão logo na largada. O acidente prejudicou ainda o russo Vitaly Petrov, da Renault, e Nico Rosberg, da Mercedes, que tiveram que abandonar a prova. Rubens Barrichello também foi prejudicado e, com o bico quebrado, teve que fazer logo seu primeiro pit. O acidente no início da prova provocou a entrada do safety car e Bruno Senna aproveitou para fazer seu primeiro pit, despencando para 18º.
Lá na frente, quem fazia bonito era Alonso e Schumacher. O primeiro pulou de quarto para a liderança, enquanto o alemão saltou de oitavo para terceiro. As brigas então ficaram entre o espanhol da Ferrari e Vettel, que logo ganhou novamente a ponta, e entre Schumacher e Hamilton, na disputa pelo terceiro lugar. Quem também entrou na briga foi Button, com uma disputa por longas voltas entre os três “malucos”, que proporcionaram belas imagens.
Em uma das tentativas de ultrapassagem, Hamilton tocou com a roda na grana e perdeu a posição para Button. O campeão mundial de 2009 preciso de apenas três curvas para definir a posição para cima de Schumacher, enquanto Hamilton levou mais de dez voltas tentando ultrapassar o alemão sem sucesso.
As paradas começaram na volta 17, com Schumacher. Na sequência, vieram Button e Hamilton. Alonso entrou na volta 20 para o seu pit e Vettel na sequência. Dos líderes, Massa foi o último a parar, na volta 22. Enquanto isso, na pista, seguia a disputa entre Schumacher e Hamilton, agora pelo quarto lugar.
Após as primeiras paradas, as dez primeiras posições estavam assim: Vettel, Alonso, Button, Schumacher, Hamilton, Perez (único sem pit), Massa, Di Resta, Alguersuari e Maldonado. Senna aparecia em 12º e Barrichello em 13º.
Na volta 27, Hamilton conseguiu enfim ganhar a posição para cima de Schumacher. Mais à frente, Button partia para cima de Alonso, na briga pela segunda colocação, até a volta 34, quando começou a rodada de segundo pit, com o próprio Button. Na volta seguinte, entraram Alonso e Hamilton. O líder da prova, Vettel, parou na volta 36.
No retorno a pista, de pneus duros, Alonso já não conseguia manter o mesmo rendimento e acabou superado por Button. Dos líderes, o último a fazer seu pit foi Massa, no giro 39. Após o pit de todos os pilotos, as dez primeiras colocações estavam assim: Vettel, Button, Alonso, Hamilton, Schumacher, Massa, Alguersuari, Di Resta, Buemi e Senna.
De pneus macios, enquanto Buemi estava de pneus duros, Senna partiu para cima na busca pela nona colocação. Na volta 48, na reta dos boxes, Bruno usou a asa móvel, freou “prá lá do Deus me livre”, e ganhou a posição em cima de Buemi.
Alonso e Hamilton ainda brigaram até os metros finais pela terceira colocação, mas o espanhol levou a melhor.
Temporada
A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, com o GP de Cingapura. Os treinos livres para a 14ª etapa da temporada começam no dia 23 de setembro e a corrida acontece no dia 25.
Confira o resultado do GP da Itália:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops
2) Jenson Button (ING/McLaren), 2
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2
4) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 2
5) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2
7) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 2
8) Paul di Resta (ESC/Force India), 2
9) Bruno Senna (BRA/Renault), 3
10) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 2
11) Pastor Maldonado (VEM/Williams), 2
12) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 2
13) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 2
14) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 2
15) Timo Glock (ALE/Virgin), 2
OUT) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 1
OUT) Sergio Perez (MEX/BMW Sauber), 0
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber), 2
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India), 0
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull), 0
OUT) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 1
OUT) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 0
OUT) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 0
OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT), 0