A segunda sessão de treinos livres do GP da Itália de Fórmula 1, ficou marcada pelo retorno da Red Bull ao topo da tabela de tempos, com Sebastian Vettel batendo os “flechas de prata”, equipados com motores Mercedes de Lewis Hamilton (McLaren), por poucos 36 centésimos e o verdadeiro herdeiro dos míticos “flechas de prata” dos anos 50, o Mercedes de Michael Schumacher, que volta assim aos lugares de topo das tabelas de tempos.
Depois de ter sido 1,3s mais lento na primeira sessão, Vettel foi desta vez o mais rápido, mostrando que vai com a Red Bull na luta pela vitória este fim de semana, ainda que a McLaren de Hamilton tenha ficado bem abaixo de um décimo de diferença.
Os pilotos da Ferrari, Felipe Massa e Fernando Alonso estiveram bem melhor do que na sessão da manhã, ao serem quarto e quinto colocados, respetivamente.
Mark Webber foi apenas sexto, na frente de Jenson Button, que ainda assim ficou a menos de meio segundo de Vettel.
As duas Sauber de Sergio Perez e Kamui Kobayashi ficaram no top 10, o mesmo acontecendo a Bruno Senna (Renault), que desta vez foi mais rápido do que Vitaly Petrov, seu companheiro de equipa.