Por Luís Joly
A cada corrida, vai ficando mais claro o destino de Felipe Massa na F-1. Claro, isso ainda pode mudar, mas o brasileiro já deve ter percebido que, se ainda quer ser campeão do mundo algum dia, vai ter que sair da Ferrari.
Diz a máxima do automobilismo que a primeira tarefa de qualquer piloto é ser mais rápido que o seu companheiro de equipe. Afinal, ambos usam o mesmo equipamento. Bem, Massa já não consegue superar Alonso há um bom tempo. Claramente, o espanhol tem mais braço, está numa fase melhor e ainda recebe uma atenção maior da Ferrari.
Como se isso não bastasse, Felipe Massa ainda tem de conviver com os eternos erros de sua equipe. Desde 2008, quando perdeu sua única chance de título graças a vários erros do time ao longo daquela temporada, ele vem colecionando lambanças na hora das trocas de pneus. Quando a fase está ruim e o companheiro é melhor, está na hora de começar a procurar uma alternativa.
Nesse momento, Massa é, de longe, o pior piloto das seis vagas possíveis nos três melhores times do ano (Red Bull, McLaren e Ferrari). Enquanto Hamilton, Alonso e Vettel gozam de respeito e vivem uma boa fase, Button alterna bons com maus resultados. Webber não deve durar muito, mas pelo menos está no melhor carro.
Quais sãos as perspectivas pro futuro? Não muito boas. McLaren e Red Bull não devem trocar seus pilotos pelo menos por 1 ano. Felipe ainda tem 2012 na Ferrari garantido, por contrato. Pra onde vai depois disso? Em 2013, fará 32 anos. Em uma época em que Schumachers e Rubinhos resistem ao tempo, Massa ainda pode durar mais uns anos na categoria. Resta saber se ele será um Schumacher ou um Rubinho.