FIA confirma motores V6 1.6 litros turbo para 2014

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou os motores 1.6 litros turbo a partir de 2014, descartando definitivamente a arquitetura de quatro cilindros inicialmente prevista para entrar em vigor em 2013.

A medida já havia sido anunciada nos dias anteriores ao GP da Europa, então sendo aprovada pela Comissão da Fórmula 1. Contudo, ontem, o Conselho Mundial confirmou a alteração.

Em uma declaração emitida pela entidade, os membros do Conselho Mundial votaram positivamente através de fax para confirmar os novos motores turbo, que manterão, contudo a tônica em dispositivos de recuperação de energia.

“Após uma votação por fax dos seus membros, o Conselho Mundial ratificou as recentes regulamentações de motores feitas em consulta com os principais parceiros da Fórmula 1. As novas unidades de potência serão V6 1.6 turbo com sistemas de recuperação de energia. Esta nova fórmula entrará em vigor no início de 2014”, lê-se no comunicado.

Ainda por decidir está o limite de rotações por minuto, mas de acordo com declarações recentes de Adrian Newey, diretor-técnico da Red Bull, ao site ‘espnf1.com’, o limite de rotações deverá situar-se entre as 14 e as 16.000 rpm.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.