Por Giovanni Romão
Ele continua soberano. Oito corridas e seis vitória. Isso tudo, somado, garante a Sebastian Vettel a liderança tranquila na temporada 2011 da Fórmula 1. O último triunfo aconteceu neste domingo, dia 26 de junho, no GP da Europa. A corrida foi disputada no circuito urbano de Valência, na Espanha.
Na segunda colocação terminou o espanhol Fernando Alonso, depois de uma bela disputa durante toda a prova com o autraliano Mark Webber, que completou em terceiro. O quarto colocado foi Lewis Hamilton e Felipe Massa terminou na quinta posição.
O inglês Jenson Button completou a prova em sexto, seguido por Nico Rosberg e Jaime Alguersuari. Adrian Sutil e Nick Heidfeld fecharam a zona de pontuação. O brasileiro Rubens Barrichello foi o 12º.
A Corrida
Na largada da prova, Massa pulou bem, chegou a ocupar a terceira colocação, mas foi novamente ultrapassado pelo Alonso. Vettel manteve-se na primeira colocação, seguido por Webber. Hamilton caiu de terceiro para quinto.
A primeira parte da corrida foi bastante tranquila, com apenas uma ultrapassagem do Button para cima do Rosberg, retomando a sexta colocação.
As paradas de boxes começaram na volta 11, com Barrichello, Heidfeld e Kobayashi. Na volta seguinte, os pilotos da ponta também iniciaram seus primeiros pits, começando por Hamilton. Na sequência vieram: Webber, Vettel, Alonso.
Após as paradas, as posições se mantiveram as mesmas, com exceção de Massa, que perdeu o quarto posto para Hamilton, e Schumacher, que depois de um toque com o Petrov, teve que fazer um segundo pit para trocar a asa dianteira e caiu para o fundo do pelotão. Os dez primeiros eram: Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Button, Rosberg, Sutil, Heidfeld e Barrichello.
Na volta 21, fazendo uso da asa móvel, Alonso foi para cima de Webber e ganhou a posição do australiano, assumindo a segunda colocação. A segunda rodada de pit começou na volta 26, com o inglês Hamilton, antecipando sua segunda parada.
Depois da segunda sequência de pit, Webber voltou novamente na frente de Alonso, com Vettel sempre mantendo a ponta. Um problema na pistola de pneus, fez Massa perder cinco segundos a mais no seu pit e voltar para a pista mais de dez segundos atrás de Hamilton, se afastando da briga pelo quarto lugar.
O brasileiro seguiu forçando na pista, derrubando a diferença de mais de 10 segundos para a casa dos quatro segundos, até que Hamilton entrou para fazer seu terceiro e último pit na prova. Em seus pits, Alonso voltou a ganhar a posição para cima de Webber e a disputa foi para a pista nas voltas finais. Lá na frente, Vettel seguia tranquilo com mais de oito segundos de vantagem para os adversários.
Assim seguiu a corrida até o fim!
Temporada
A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 8 de julho, com os primeiros treinos para o GP da Inglaterra, disputado em Silverstone.
Confira o resultado final do GP da Europa:
1) Sebastian Vettel (RBR-Renault)
2) Fernando Alonso (Ferrari)
3) Mark Webber (RBR-Renault)
4) Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
5) Felipe Massa (Ferrari)
6) Jenson Button (McLaren-Mercedes)
7) Nico Rosberg (Mercedes)
8) Jaime Alguersuari (STR-Ferrari)
9) Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
10) Nick Heidfeld (Renault)
11) Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
12) Rubens Barrichello (Williams-Cosworth)
13) Sebastien Buemi (STR-Ferrari)
14) Paul di Resta (Force India-Mercedes)
15) Vitaly Petrov (Renault)
16) Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
17) Michael Schumacher (Mercedes)
18) Pastor Maldonado (Williams-Cosworth)
19) Heikki Kovalainen (Lotus-Renault)
20) Jarno Trulli (Lotus-Renault)
21) Timo Glock (Virgin-Cosworth)
22) Jerome d’Ambrosio (Virgin-Cosworth)
23) Vitantonio Liuzzi (HRT-Cosworth)
24) Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)