Os seus rivais e até mesmo a Pirelli admitiram estarem surpresos depois de o novato da Sauber, Sergio Perez, fez somente um pit-stop em Melbourne.
No final, o jovem mexicano teve seu sétimo posto tirado pela FIA depois das irregularidades com a asa traseira do C20 encontradas por fiscais.
Mas sua habilidade de terminar a corrida com apenas uma parada depois um inverno de conversas sobre a extrema degradação dos Pirelli chocou muitos no paddock.
“Nada mau para um piloto pagante, certo?”, disse um dirigente da Sauber, Beat Zehnder, de acordo com a ‘Auto Motor und Sport’.
Felipe Massa admitiu ter ficado surpreso.
“Os pneus traseiros degradam rapidamente e certamente para nós fazer uma estratégia de uma parada como Perez seria algo impensável.”, disse o piloto da Ferrari, que parou três vezes, ao ‘La Gazzetta dello Sport’.
Surpreso também ficou Paul Hembery, dirigente da Pirelli.
“Nós estávamos todos olhando e dizendo ‘Ele (Perez) tem que parar, com certeza’. Nós na verdade pensamos que os números estavam errados e perdemos uma parada.”, disse ao ‘autohebdo.fr’.
“Seu estilo de pilotagem foi um fator chave, bem como seu carro. Mas eu ficaria surpreso se víssemos isto acontecer novamente.”, adicionou o britânico.
O ex-piloto de testes da Pirelli, Pedro de la Rosa, falando à emissora espanhola ‘La Sexta’, concorda: “Eu posso assegurar que na Malásia haverá 3 ou 4 paradas, apenas uma será impossível.”