Dirigentes do Circuito Internacional de Sakhir anunciaram que a abertura da temporada, o GP do Bahrain, foi cancelada como resultado dos protestos no país. Com o comunicado vindo da família real, a última sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 também foi cancelada. A temporada 2011 começará duas semanas mais tarde, na Austrália em 27 de março.
Conversas sobre o Bahrain ofuscaram os holofotes sobre os últimos quatro dias de testes em Barcelona, com a maioria de pilotos tendo expressado seus medos para o evento e o dono dos direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone, tendo colocado o destino nas mãos da família real.
‘O Bahrain International Circuit anuncia a saída do Bahrain da primeira corrida da temporada da F1’, lê-se no Twitter oficial do circuito. ‘O príncipe informou Bernie Ecclestone da decisão do circuito via telefone hoje cedo.’
“Nós sentimos que seria importante para o país focar em questões imediatas de interesse nacional”, comentou o príncipe. O comunicado continuou: ‘No momento presente, toda a atenção do país está focada em construir um novo diálogo nacional para o Bahrain.’
É provável que a corrida seja encaixada em alguma lacuna do calendário, possivelmente tornando-se a 18ª rodada entre Índia e Abu Dhabi. As notícias de hoje marcam a primeira mudança de data de um grande prêmio desde a Bélgica em 1985, quando o asfalto de Spa quebrou.