Patrick Head, diretor-técnico da Williams, confirmou que o FW33, o novo carro da equipe para a temporada de 2011, será um passo em frente em relação ao competidor deste ano. Além disso, o britânico lamentou a não continuidade de Nico Hulkenberg na Williams, confirmando que o seu substituto, Pastor Maldonado leva algum “apoio financeiro”, mas que chega à F1, sobretudo por mérito.
Numa coluna de opinião publicada mensalmente na revista ‘Motorsport’, Head adiantou que a preparação do FW33 está decorrendo bem e da forma planejada, comentando ainda as declarações recentes de Rubens Barrichello, que havia dito que o novo carro da Williams teria um aspecto radical.
“O Rubens Barrichello disse aos repórteres que o carro parecia radical, mas penso que é apenas mais arriscado do que o nosso carro de 2010 e para subir na tabela de equipes, tem de o ser. A Red Bull tem sido a líder no campo do design ao longo dos últimos dois anos, e apesar dos seus feitos em 2009 e, particularmente, em 2010, podemos esperar que voltem a liderar em 2011”, escreveu Head.
“Todos nós na Williams, e penso que muitos dos nossos fãs também, querem ver a Williams de volta na luta pela frente. Uma equipe nunca sabe se o seu carro é bom em comparação com os outros até que comecem a testar em fevereiro, e mesmo assim podem existir surpresas nas primeiras corridas. Geralmente, pela terceira corrida do ano, na Malásia, poderão ter uma boa ideia do potencial do seu carro. Fazer previsões para 2011 antes da temporada é arriscado, mas espero os Red Bull, McLaren e Ferrari com muita força, então será uma questão de saber quais as outras equipes que se poderão misturar”, acrescentou.
“No que diz respeito aos pilotos, estamos muito contentes por continuar com o Rubens, mas infelizmente não pudemos manter o Nico Hulkenberg, que pensamos ter estado em bom nível ao longo de todo o ano e merece um lugar por mérito, com a pole-position no GP do Brasil mostrando que ele tinha grande controle do carro em condições tão escorregadias. Esperamos vê-lo competindo em 2011. Ao lado do Rubens estará Pastor Maldonado, que venceu o título de GP2 de 2010 com mais vitórias do que qualquer outro campeão anterior. Ele chega com alguns apoios financeiros, mas merece uma oportunidade pelo seu mérito”, garantiu, demonstrando ainda a sua convicção de que a temporada de 2011 volte a ser tão “disputada e fascinante como a anterior, mas não tenho dúvidas de que existirão algumas surpresas e estamos determinados para sermos uma delas”.
Enquanto isso, numa nota publicada no Twitter, a equipe Williams adianta que o seu novo carro estará pronto para o primeiro ensaio coletivo, em 1º de fevereiro, a realizar na pista de Valência.