Uma vitória, seis pódios no total e cinco voltas mais rápidas. Esse é o retrospecto do brasileiro Cesar Ramos nas cinco etapas (10 corridas) realizadas até aqui na Fórmula 3 Italiana. Gaúcho de Novo Hamburgo e com 21 anos de idade, ele lidera a temporada com 103 pontos, correndo pela equipe BVM – Target Racing. O próximo desafio será em Vallelunga, no dia 26.
Faltando seis corridas para o final do campeonato, Ramos briga pelo título e pelo prêmio de testar uma Ferrari. Os três primeiros colocados terão direito ao teste ao final da temporada. O piloto pode ser o primeiro gaúcho a realizar essa façanha e andar com um carro da principal categoria do automobilismo mundial.
“Ainda temos muito trabalho pela frente e é preciso muita dedicação, mas vou lutar muito para alcançar esse objetivo”, declarou o piloto.
Ramos assumiu a liderança do campeonato na última rodada, em Varano, quando chegou em segundo e sexto lugares. “Foi um final de semana muito especial. Já passamos da metade do campeonato e, pela primeira vez, estou liderando. A meta agora é manter a excelente fase e tentar confirmar essa posição até o final da temporada”, completou o gaúcho.
Antes da próxima etapa da F-3 Italiana, Ramos vai acompanhar o GP da Itália de Fórmula 1, no domingo (12), em Monza, e participará de um dia de testes com a sua equipe em Vallelunga, na quarta-feira que vem (15).
O piloto gaúcho iniciou sua carreira no kart em 1998 e foi duas vezes campeão Brasileiro (1999 – Cadete; 2003 – Junior). Também conquistou o título Sul-Brasileiro da modalidade (1999 – Cadete), além do campeonato Paulista (2004 – Graduados B). A estreia em monopostos aconteceu em 2007 e de cara o piloto tornou-se campeão do Torneio de Inverno de F-Renault Italiana. No ano seguinte, o piloto disputou a F-Renault Européia e Italiana e, em 2009, o Europeu de F-3.
Ramos tem sua carreira gerenciada pela GP Management, empresa de marketing esportivo comandada pelo ex-piloto Gastão Fráguas, campeão mundial de kart. “Temos o comprometimento com o sucesso do atleta e desde o ano passado estamos trabalhando no planejamento da carreira do Cesar. Conhecemos o seu potencial e acreditamos que ele tem grandes chances de atingir o objetivo de ser campeão e testar com a Ferrari este ano, para quem sabe também ter a oportunidade de participar de um dos programas de jovens pilotos, que formam novos talentos para a F-1. Nossa tarefa é estudar o melhor caminho e as oportunidades para que ele atinja suas metas e se preocupe apenas em acelerar”, completou Fráguas.