Stefan GP anuncia fim da parceria com a Toyota

A Stefan GP anunciou o fim da sua colaboração com a Toyota, depois dos seus planos de entrar na F1 em 2010 terem falhado. A FIA recusou a entrada da Stefan GP em substituição da US F1, preferindo reabrir candidaturas para a temporada de 2011: “Agradecemos à Toyota, mas não é viável a nossa colaboração neste momento.”, disse Zoran Stefanovic, que acrescentou pretender continuar tentando assegurar um lugar no grid da F1 para o próximo ano.

Algum tempo antes, Zoran Stefanovic desdobrou-se em anúncios e declarações, mas todos viam que o seu projeto de equipe de F1 não estava avançando. O sérvio anunciara com pompa que o chassi S-01 tinha sido colocado em funcionamento na fábrica da Toyota em Colônia, adiantando mesmo que Kazuki Nakajima ia ser um dos seus pilotos e que Jacques Villeneuve estava muito bem colocado para ficar com o segundo volante.

Apesar de ter enviado material de apoio à equipe para o Bahrain e Malásia, a Stefan GP não tinha os dois chassis já construídos pela Toyota, nem do respectivo material sobressalente pela simples razão que não os tinha pagado. Os prometidos fundos do governo sérvio, e que baseavam o apoio de Bernie Ecclestone a Stefanovic, só deveriam ser materializados com a garantia de que a equipe tinha lugar no Mundial, o que nunca aconteceria sem que esses fundos fossem disponibilizados anteriormente.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.