Heikki Kovalainen acredita que a nova Lotus tem potencial, apesar de ter terminado seu primeiro dia de testes na caixa de brita.
Ele completou 30 voltas antes do acidente em que bateu sua asa dianteira e obrigou a equipe a retirar-se dos testes devido à falta de peças, alcançando menos voltas que o piloto de testes Fairuz Fauzy alcançou no primeiro dia de testes na quarta-feira. No entanto, Kovalainen não ficou perturbado e apesar de admitir a falta de downforce, disse que o T127 promete muito.
“Eu acho que o potencial está lá, a sensação inicial desta manhã foi boa. Temos aderência em curvas lentas a velocidade do carro está se comportando muito bem, ams ainda falta um pouco de aderência em curvas rápidas, onde provavelmente perdemos um pouco de tempo, também em parte devido à problemas no set-up. Mas a base está boa e eu gostei bastante deconduzi-lo.”, disse Kovalainen.
Tendo corrido pela McLaren em 2008, Kovalainen tem muita experiência e está acostumado a usar motores Mercedes – amplamente considerado como o melhor do grid.
Quando lhe pediram para comparar o motor Mercedes com o Cosworth V8 da Lotus ele disse: “Em termos de potência pura que não estamos muito longe, provavelmente não é tão bom quanto o Mercedes, mas o sentimento geral é bastante positivo. A dirigibilidade é boa e me sinto muito competitivo.”
Kovalainen continuou a testar o carro na sexta-feira depois que uma nova asa dianteira foi entregue à equipe durante a noite e terminou o dia em 11º com o tempo de 1:25.818.