Os responsáveis pelo traçado de Silverstone garantem que as obras de melhoramento que o circuito irá sofrer em nada vão comprometer o seu perfil histórico, admitindo mesmo que poderá ficar ainda melhor do que o atual.
“Será uma nova vida para a pista, e talvez a traga para mais perto daquilo que era: um circuito muito, muito rápido”, disse John Rhodes, um dos arquitetos responsáveis pela empresa a cargo das obras de renovação de Silverstone (a Populous) ao site britânico ‘autosport.com’.
As alterações, além das novas infraestruturas dos boxes e de acesso à pista, prendem-se ainda com uma nova seção do miolo da pista, que será renovado para acolher a Fórmula 1, a MotoGP, procurado trazer novos pontos interessantes à pista.
“Penso que encontramos a solução certa – e se conseguirmos devolver a essência do que é Silverstone – um traçado muito, muito rápido, suave e fluído, será fantástico. Há algumas alterações relativas às exigências da FIM que precisam de ser feitas, então haverão outras alterações aqui e ali, como na curva The Club. Em algumas áreas, estamos afastando as arquibancadas da pista, mas em outras estamos aproximando-as, então será muito excitante”, acrescentou Rhodes, explicando que isso vai tornar a “experiência do espectador muito melhor”.
Para Rhodes, “não se trata de criar algo novo, mas sim trazer frescor àquilo que deve ser central”, lembrando ainda que Silverstone nunca poderá rivalizar com os investimentos feitos em locais como Abu Dhabi ou outros pontos do mundo. Ao invés, Rhodes acredita que “o que se trata é de criar uma linguagem (para a pista) para um período de tempo que seja longo, mas que também tenha impacto a breve-termo”.
Quanto à possibilidade de se realizar o grande premio de F1 de 2010 já no novo traçado, Rhodes admite que não sabe, mas ficaria surpreendido se tal acontecesse, ainda que as obras decorram em bom ritmo.