Com o crescimento do Mundial de Fórmula 1 para 13 equipes em 2010, a próxima temporada irá marcar o início de um novo esquema de pontuação, com os dez primeiros pilotos de cada prova recebendo pontos.
Esta é a primeira medida oficial criada pela recém-criada Comissão para a Fórmula 1, que reúne o detentor dos direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, as equipes do Mundial de F1, os organizadores das provas, fornecedores e patrocinadores.
Assim, e indo ao encontro do desejo de Ecclestone, que já desde o final de 2008 que defendia uma mudança no sistema de pontuação, a diferença de pontos entre primeiro (25) e segundo classificado passará a ser de cinco pontos, diferença idêntica que separará o segundo (20), terceiro (15) e quarto (10).
O quinto irá receber 8 pontos, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3 e assim sucessivamente até o décimo classificado, que receberá um ponto.
Além disso, foi ainda acordada a mudança do nome Brawn GP para Mercedes Grand Prix, sem que a equipe de Brackley perca o direito às verbas conquistadas ao longo da temporada de 2009, naquilo que a FIA aceita como uma exceção tendo em conta a ligação da marca alemã ao automobilismo e à F1.
Foi ainda confirmada a introdução de algumas alterações aos regulamentos técnicos e esportivos para os próximos anos, que serão votadas amanhã no Conselho Mundial da FIA. Outro ponto relevante foi o voto dado ao Grupo de Trabalho Esportivo para tomar medidas para melhorar o esporte e o espetáculo.
Pontuação proposta para 2010:
1º 25 pontos
2º 20
3º 15
4º 10
5º 8
6º 6
7º 5
8º 3
9º 2
10º 1 ponto