A pretensão de Peter Sauber, de herdar o lugar para o Mundial de 2010 deixado vago pela Toyota, pode não vir a ser tão fácil quanto parece.
Isto porque a indenização de 150 milhões de dólares que a equipa japonesa terá de pagar por ‘furar’ o Pacto da Concórdia pode fazer com que a Toyota venda a inscrição da sua equipe à Stefan Grand Prix, uma equipe sérvia que pretende entrar na F1.
A informação é dada pelos veículos de comunicação ‘Blick’ e ‘Auto Motor und Sport’, que dão conta da possibilidade do lugar da Toyota ser ocupado pela Stefan Grand Prix, projeto liderado por Zoran Stefanovic, que também havia efetuado uma queixa contra o processo de seleção das novas equipes realizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas diretamente à Comissão Européia.
A equipe poderia usar os motores da Toyota por preços de cinco milhões de euros nas duas próximas temporadas, bem como as instalações da equipe em Colônia, pelo menos até o final de 2011, quando poderia passar para a Sérvia.
Stefanovich afirmou ao ‘Autosport.com’ que “fizemos uma espécie de acordo com a Toyota, para ficar com o projeto de F1 deles, mas não podemos adiantar mais nada”, acrescentando ainda que “o projeto tem todas as condições para ter sucesso”.