McLaren deve construir motores a partir de 2012

No processo de separação McLaren a equipe inglesa afirmou em comunicado ter garantido o fornecimento dos motores alemães até 2015, mas a realidade é bem diferente. O que existe é a obrigação da Mercedes fornecer gratuitamente os seus V8 à McLaren por mais dois anos, com uma opção para as quatro temporadas seguintes, mas mediante um pagamento por parte da McLaren.

Com o relacionamento entre as duas marcas a ser francamente mau – em Abu Dhabi só frente aos jornalistas é que Haug e Whitmarsh falaram um com o outro – ninguém acredita que esta ligação dure mais do que o estritamente necessário, apostando-se na construção de um motor próprio pela equipe de Woking para competir a partir de 2012.

O que estaria de acordo com a nova estratégia do grupo McLaren, pois o seu novo carro de rua tem motor próprio, na tentativa de ser a resposta inglesa à Ferrari – o grande sonho de Ron Dennis.

Agora começa o processo de contratação de engenheiros capazes de projetar e construir um motor V8 a partir do zero, pois o objetivo de Ron Dennis é o de fazer da McLaren um construtor com as mesmas características da Ferrari, utilizando os seus próprios motores tanto em pista como na estrada, como já acontece com o C12 lançado há poucos meses no mercado automobilístico.

No meio disto tudo, a McLaren ficou sem parceiro técnico, mas recebeu de volta a sua independência como grupo e terá ainda lucrado umas largas dezenas de milhões de euros, pois a Mercedes teve de pagar para se libertar dos seus compromissos com a equipe de Woking.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.