A empresa italiana de desenvolvimento aerodinâmico Aerolab confirmou que irá interpor uma ação judicial contra a Force India, no seguimento das acusações desta última de que a companhia-mãe, a Fondtech, teria transmitido dados técnicos da equipe indiana à Lotus.
A Aerolab foi uma das parceiras da Force India no desenvolvimento do carro desta temporada, disponibilizando os seus túneis de vento para ‘esculpir’ o VJM02. No entanto, em setembro, as duas partes ‘divorciaram-se’, com a Aerolab dizendo agora que a colaboração chegou ao final “de uma maneira abrupta e pouco feliz depois de diversas e constantes violações de contrato”.
A Fondtech e Mike Gascoyne estão agora trabalhando no desenvolvimento do novo carro da Lotus e as fotos reveladas por esta última há três semanas provocou a reação da Force India, alegando que o modelo apresentado é bastante semelhante ao seu projeto, deixando no ar a possibilidade dos dados terem sido passados da Fondtech para a equipe malaia.
“É bastante invulgar comentarmos este tipo de assuntos negativos, mas não temos outra hipótese que não tornar públicos os fatos depois de indicações dadas nos últimos dias de que a Aerolab transmitiu informação à companhia-mãe Fondtech, que tem agora uma parceria técnica com a Lotus F1 Racing”, diz o diretor da Aerolab, Jean-Claude Migeot.
“Esses rumores apenas são tornados públicos para manchar a reputação e o profissionalismo da empresa e para desviar as atenções dos fatos. A verdade é que a Aerolab está processando a Force India pelo não cumprimento das suas obrigações”, termina.