Toyota oficializa saída da categoria

Por Giovanni Romão

Como especulado fortemente pela imprensa especializada, nem mesmo a promessa Kamui Kobayashi foi capaz de mudar os planos da Toyota. A equipe japonesa anunciou nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, que está deixando a Fórmula 1.

O anúncio da saída aconteceu em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio, pouco depois da decisão final da direção da montadora. Assim como a rival Honda, a Toyota também apontou a crise financeira mundial como um dos fatores relevantes na decisão.

“A Toyota Motor Corporation (TMC) anuncia que pretende retirar-se do Campeonato Mundial da FIA de F-1 no final da temporada 2009”, disse em comunicado oficial.

“No entanto, quando se é considerada as atividades do automobilismo da TMC no próximo ano e analisando uma perspectiva a médio prazo, juntamente com a atual realidade econômica, a TMC decidiu retirar-se da F-1,” completava.

O discurso dos diretores da companhia, apesar dos prejuízos registrados em março e o fim da parceria com a Williams, era de que a equipe permaneceria, ao menos, até 2010. Prova disso seria o novo Acordo de Concórdia assinado pelo time garantindo a continuidade no circo.

Em 139 GPs disputados na Fórmula 1, desde a estréia em 2002, a equipe nunca conquistou uma vitória na categoria, mesmo com os grandiosos orçamentos dos anos iniciais. No curriculum, 13 pódios e três poles-position.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.