Por Giovanni Romão
Como antecipado por toda mídia especializada, a Williams apenas oficializou na manhã deste domingo na Inglaterra a reformulação de sua dupla de pilotos visando o mundial de 2010. Com as saídas de Nico Rosberg e Kazuki Nakajima, chegam para compor o time o brasileiro Rubens Barrichello e o jovem alemão Nico Hülkenberg.
A reportagem da F1 Mania esclareceu na noite deste domingo que o anúncio de hoje era apenas uma “mera” formalidade, já que os acordos estavam fechados. Na mesma notícia, uma frase escrita por Rubens Barrichello em sua página no Twitter: “Até mais, galera. A caminho da Inglaterra. Até amanhã”.
Antes mesmo do anúncio oficial da equipe de Grove, o brasileiro antecipou em alguns minutos a confirmação de sua transferência para a Williams em uma entrevista à Rádio Jovem Pan. “A Williams é sempre um time muito querido onde todos querem trabalhar. Eu chego no melhor momento da minha carreira, com experiência e muito entuasiasmo”, disse. “Fico muito lisonjeado em trabalhar com pessoas do calibre de Frank Williams e Patrick Head”, completou.
O brasileiro demonstrou confiança para o mundial de 2010 e aprovou a escolha da Williams pelos motores Cosworth. A conversa de Barrichello com o time de Grove começou ainda no GP de Barcelona, mas terminou com um contrato assinado no fim de semana em Spa.
Rubens também revelou ter sido procurado pela McLaren nos últimos meses, porém, depois que o contrato já estava firmado com a Williams para o mundial de 2010, com opção de prorrogação por mais uma temporada.
O companheiro de Barrichello será o jovem Nico Hülkenberg, que ficou com o título da GP2 em sua temporada de estréia. O alemão é empresariado por Willi Weber, fiel escudeiro de Michael Schumacher.
Em sua fala oficial, o dono do time, Frank Williams, resumiu dizendo que Rubens não precisa de introdução, pois “não é apenas o piloto mais experiente da F1, como também é um talentoso e apaixonado pelo esporte”. Sobre Hülkenberg, Frank elogiou a carreira vitoriosa nas categorias de base. O dirigente também aproveitou para elogiar sua atual dupla de pilotos, Rosberg e Nakajima. O futuro do filho de Keke deve mesmo ser a Brawn GP, enquanto o japonês procura espaço para 2010.
Com contrato até o dia 31 de dezembro coma Brawn, Barrichello deve chegar a Williams apenas em janeiro.