Por Giovanni Romão
A vitória no GP do Brasil ficou com Mark Webber, mas a festa foi mesmo do inglês Jenson Button em São Paulo. Com um quinto lugar em Interlagos, o piloto garantiu o título mundial de 2009 com uma corrida de antecipação. Em Abu Dhabi, a Fórmula 1 vai cumprir tabela, já que a Brawn GP também garantiu o título de construtores.
O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o segundo e Lewis Hamilton fechou o pódio com sua McLaren na terceira posição. Na quarta colocação ficou Sebastian Vettel, com Button em quinto, seguido por Kimi Raikkonen, Sebastien Buemi e Rubens Barrichello, os oito primeiros.
A prova em Interlagos, que tinha Rubens Barrichello na pole-position, viu o cenário começar a mudar logo na primeira volta. Um acidente envolvendo Adrian Sutil e Jarno Trulli, que abandonaram a disputa, provocou a entrada do safety-car. Nessas alturas, a corrida de Kimi Raikkonen também estava comprometida ao perder o bico num toque na traseira de Mark Webber na reta oposta.
Agitada, a primeira volta ainda foi marcada pela entrada de Heikki Kovalainen e Raikkonen nos boxes. Ao deixar o pit, o piloto da McLaren levou junto a mangueira de combustível, provocando uma “explosão” na linha, com Kimi passando por dentro. Apesar de assustador, o incidente não provocou maiores consequênciais.
Com isso, Rubinho que precisa abrir uma boa diferença no início da prova, já que era o primeiro a parar, acabou ficando limitado. Após a primeira rodada de pit, o brasileiro já ganhou as posições de Kubica e Webber.
Enquanto isso, Button brigava pelo sexto lugar com o valente japonês Kamui Kobayashi. Depois de muita briga, o inglês conseguiu ganhar a posição. Quem vinha se recuperando bem na prova era o inglês Lewis Hamilton. Com uma estratégia diferenciada, aproveitando a entrada do safety-car na primeira volta e retornando aos boxes apenas nos giros finais, vinha ganhando posição.
A chuva, que tinha tudo para cair durante a prova, não deu as caras, o que facilitou ainda mais a vida de Webber, que tocou tranqüilo na ponta. Vettel, que também largou lá atrás, conseguia se recuperar, passando a pressionar Button no segundo trecho de prova.
Após o segundo pit stop, Webber consolidava a liderança, seguido por Kubica, enquanto Barrichello teria que se contentar com o terceiro lugar. Button, que perdeu a posição para Vettel na parada de boxes, vinha em sexto, garantindo assim o título mundial.
Mas, o que estava complicado para Barrichello, ficou ainda pior. Com um pneu furado, o brasileiro foi ultrapassado por Hamilton, fez um terceiro pit, e voltou apenas em oitavo. Button, em quinto, confirmava o título.
Com o resultado, Button garante o título com uma corrida de antecipação. No dia 1º de outubro acontece o encerramento da temporada, em Abu Dhabi, apenas com a disputa do vice em jogo, entre Vettel e Barrichello.
Confira o resultado final da prova:
1) Mark Webber RBR-Renault 71
2) Robert Kubica BMW Sauber 7.6
3) Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 18.9
4) Sebastian Vettel RBR-Renault 19.6
5) Jenson Button Brawn-Mercedes 29.0
6) Kimi Räikkönen Ferrari 33.3
7) Sebastien Buemi STR-Ferrari 35.9
8) Rubens Barrichello Brawn-Mercedes 45.4
9) Heikki Kovalainen McLaren-Mercedes 48.4
10) Kamui Kobayashi Toyota 63.3
11) Giancarlo Fisichella Ferrari 70.6
12) Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 71.3
13) Romain Grosjean Renault
14) Jaime Alguersuari STR-Ferrari
Ret) Kazuki Nakajima Williams-Toyota
Ret) Nico Rosberg Williams-Toyota
Ret) Nick Heidfeld BMW Sauber
Ret) Adrian Sutil Force India-Mercedes
Ret) Jarno Trulli Toyota
Ret) Fernando Alonso Renault