Por Giovanni Romão
Ter o favoritismo nas mãos e transformá-lo em algo concreto. Foi isso que fez Sebastian Vettel neste domingo em Suzuka, no Japão. Largando na pole-position, o alemão da Red Bull dominou a prova, sem ser ameaçada em nenhum instante, e garantiu sua terceira vitória na temporada.
No pódio da corrida oriental, festa nipônica com o segundo lugar da Toyota com Jarno Trulli. Vivendo uma grande fase na temporada, o inglês Lewis Hamilton fechou o pódio com a terceira colocação.
A posição entre os três primeiros não teve grandes alterações, com Vettel sempre mantendo à frente. Na disputa pelo segundo lugar, Hamilton sempre esteve controlando Trulli, mas no segundo pit stop, o italiano levou a melhor, ganhando a posição do piloto da McLaren.
Com uma corrida consistente, apostando em um segundo trecho de prova mais curto, Kimi Raikkonen garantiu o quarto lugar, seguido pelo alemão Nico Rosberg. O piloto da Williams apostou num segundo stint mais longo e, aproveitando-se da entrada do safety-car nas voltas finais, por conta do acidente de Jaime Alguersuari, ganhou três posições, já que os pilotos na pista tiveram de reduzir a velocidade.
Também beneficiado pela punição dos adversários, Nick Heidfeld fez uma boa prova e terminou em sexto. O sétimo foi o brasileiro Rubens Barrichello, que viu Jenson Button garantir o oitavo lugar.
A prova foi marcada por poucas disputas, como Heikki Kovalainanen e Adrian Sutil, que no início da corrida, na disputa pelo oitavo lugar, se tocaram na chicane da entrada dos boxes. Depois disso, apenas nas voltas finais, com a saída do safety-car, Robert Kubica tentou tirar o oitavo lugar de Button, mas acabou em nono.
Com a vitória, Vettel descontou nove pontos para Button, estando agora 16 atrás. Barrichello tirou um ponto para o inglês, caindo a diferença para 14, restando apenas mais duas provas para o final do ano (Brasil e Abu Dhabi).
A próximo etapa da temporada 2009 será o GP Brasil, no dia 18 de outubro.
Confira o resultado do GP do Japão:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
5) Nico Rosberg (ALE/Williams)
6) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
7) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
8) Jenson Button (ING/Brawn GP)
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
10) Fernando Alonso (ESP/Renault)
11) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
12) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)
13) Adrian Sutil (ALE/Force India)
14) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
16) Romain Grosjean (FRA/Renault)
17) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)