Sebastian Vettel crava a pole-position em Suzuka

Por Giovanni Romão

Atualizado às 12h40

Alguém imagina um treino com uma hora de duração ser marcado por três bandeiras vermelhas? Pois assim foi a definição do grid de largada para o GP do Japão, 15ª etapa da Fórmula 2009. No final das contas, com mais de uma hora e meia de sessão, a pole-position ficou com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que registrou a marca de 1:32.160.

Ainda com chances matemática de título, Vettel vai dividir a primeira fila com o italiano da Toyota, Jarno Trulli. Vencedor do GP de Cingapura, Lewis Hamilton abre a segunda fila, com as sensações da temporada, Adrian Sutil e Force India, na quarta colocação. O piloto, no entanto, foi um dos punidos por não respeitar a bandeira amarela, e perdeu cinco posições no grid.

A Brawn GP, que optou por apenas uma volta lançada no Q3 com cada um de seus pilotos, cravou o quinto tempo comRubens Barrichello e o sétimo com Jenson Button. Porém, os dois também receberam punição por não reduzirem a velocidade na bandeira amarela do acidente de Sebastien Buemi, e caíram cinco posições. Bom para Nick Heidfeld, que pula para quarto, trazendo com ele Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Com a dança das posições, Nico Rosberg pinta em sexto, mesmo sem ter avançado ao Q3, seguido por Roberto Kubica. Na sequência aparecem os punidos, Sutil e Barrichello, seguidos pelo novato Jaime Alguersuari, que fecha os dez primeiros.

Surpresa do fim de semana,Sebastien Buemi, de Toro Rosso, também chegou ao Q3, mas foi punido por atrapalhar a entrada dos boxes, pouco depois de bater no Q2, recebendo também a pena de cinco posições no grid.

A primeira escapada de pista do treino, inclusive, foi com Buemi, ainda no começo do treino, provocando a primeira bandeira vermelha. Já a segunda paralisação aconteceu no Q2, com o forte acidente de Timo Glock na entrada da reta principal. O alemão escapou estranhamente com sua Toyota, batendo contra a proteção de pneus. Atendido na pista, o piloto foi levado ao centro médico do circuito e posteriomente transferido, de helicóptero, ao hospital mais próximo.

O treino foi iniciado sem a participação do australiano Mark Webber, que bateu no final do treino livre 3 e a Red Bull não conseguiu recuperar seu carro a tempo. Com isso, Webber largará dos boxes neste domingo.

Na primeira parte do treino, então, foram eliminados quatro competidores: Vitantonio Liuzzi, Romain Grosjean, Kazuki Nakajima e Gincarlo Fisichella. No Q2, caíram: Jaime Alguersuari, que também beteu, Timo Glock, Robert Kubica, Fernando Alonso e Nico Rosberg. O espanhol da Renault também foi punido por desrespeitar uma bandeira amarela, e larga em 17°.

A Fórmula 1 volta na madruada deste sábado para domingo, às 2h (horário de Brasília), com a largada do GP do Japão. A F1 Mania transmite a prova ao vivo.

Confira o grid de largada do GP do Japão após punições:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:32.160

2) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1:32.220

3) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:32.395

4) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 1:32.945

5) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1:32.980

6) Nico Rosberg (ALE/Williams), [Q2] 1:31.482

7) Robert Kubica (POL/BMW Sauber), [Q2] 1:32.341

8) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1:32.466***

9) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), 1:32.660 ***

10) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), [Q2] s/tempo

11) Jenson Button (ING/Brawn GP), 1:32.962 ***

12) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), [Q1] 1:31.704

13) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), s/tempo ***

14) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), s/tempo ***

15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), [Q1] 1:31.718

16) Romain Grosjean (FRA/Renault), [Q1] 1:32.073

17) Fernando Alonso (ESP/Renault), [Q2] 1:31.638 ***

18) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), [Q1] 1:32.087

19) Timo Glock (ALE/Toyota), [Q2] s/tempo ***

20) Mark Webber (AUS/Red Bull), [Q1] s/tempo

*** Punidos após o treinos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.