São cada vez mais densos os rumores que dão conta do abandono da Fórmula 1 por parte da Toyota.
O ‘aviso’ mais recente veio do próprio responsável pela equipe de Colônia, Tadashi Yamashina, que deu conta dos custos elevados da categoria numa altura em que a crise financeira ainda não foi totalmente ultrapassada.
“Temos de ter uma F1 em que não seja preciso tanto dinheiro”, afirmou Yamashina ao jornal ‘Yomiuri’, durante uma conferência da Toyota Motor Company em Tóquio.
“Teremos de ter em conta diversos assuntos ao mesmo tempo em que teremos de nos lembrar dos nossos laços com a casa-mãe. Vamos participar por agora – temos de considerar uma série de coisas em relação ao nosso negócio principal. A nossa participação (em 2010) não é clara, depende dos nossos resultados financeiros”, acrescentou Yamashina.
Apesar de ter assinado o Pacto de Concórdia até 2012, as dúvidas acerca da participação da equipa japonesa na próxima temporada tornam-se cada vez mais visíveis, tanto mais que tanto Jarno Trulli como Timo Glock já foram ‘liberados’ pela equipe para procurarem novas vagas para prosseguirem com as suas carreiras. A análise dos resultados financeiros numa reunião em novembro será decisiva quanto à decisão de continuar na F1.