Por Giovanni Romão
Largar na frente, manter a ponta após as cinco luzes, e cruzar a bandeirada em primeiro. Sem grandes incômodos, o inglês Lewis Hamilton conquistou sua segunda vitória na temporada 2009 da Fórmula 1. Um ano complicado para a equipe McLaren, o circuito de Cingapura, de característica travada, foi fator determinante no bom rendimento do time durante todo fim de semana.
Na segunda colocação ficou o alemão Timo Glock, da Toyota. Curiosamente, quem fechou o pódio foi o bicampeão mundial Fernando Alonso. Vencedor da “corrida escândalo” de 2008, o espanhol da Renault fez uma corrida consistente e garantiu seu segundo pódio em Marina Bay.
O alemão Sebastian Vettel, que largou em segundo e teve chance de vencer a 14ª etapa da temporada, acabou punido com um drive-through por exceder o limite de velocidade nos boxes, o que minou suas chances de vitória. O piloto da Red Bull completou a prova na quarta colocação. Na sequência aparecem os dois pilotos da Brawn GP, Jenson Button e Rubens Barrichello, respectivamente. Heikki Kovalainen e Robert Kubica fecharam a zona de pontos.
Brigas iniciais
A largada do GP de Cingapura foi bastante agitada. Enquanto Nico Rosberg ganhava a segunda posição de Vettel, a briga ficava boa nas posições mais atrás. Barrichello pulou de nono para a sétima colocação, trazendo com ele Kubica, Kovalainen e Button, em uma disputa alucinante.
Assim que começaram as primeiras paradas de boxes, o alemão Adrian Sutil tocou com Jaime Alguersuari. Ao tentar retornar para a pista, o piloto da Force India acertou Nick Heidfeld, que ficou parado na pista, provocando a entrada do safety-car. Ainda na primeira bateria de parada nos boxes, Rosberg errou a saída do pit e cortou a linha branca, recebendo um drive-through, cumprido três voltas após a saída do carro madrinha da pista.
Com a punição de Rosberg, Vettel pulou para a segunda colocação e se aproximou muito de Lewis Hamilton, mas sem conseguir partir efetivamente para a disputa. Enquanto isso, Timo Glock discretamente vinha ganhando posições, aproveitando-se dos problemas dos adversários, aparecendo em terceiro.
Definições no segundo pit
Na segunda rodada de parada, Vettel acabou excedendo o limite de velocidade no pit, recebendo a punição de passar pelos boxes. Com isso, o alemão abandonou a briga pela vitória, mas com um carro muito rápido conseguiu ainda garantir um quaro lugar.
Na briga interna dentro da Brawn, Barrichello parou quatro voltas antes de Button. O inglês ficou livre na pista e passou a andar muito rápido, descontando os cinco segundo que o brasileiro havia conquistado de vantagem.
Parando há 12 voltas do fim, em um pit veloz, Button voltou à frente, na quinta colocação. Rubinho aparecia em sétimo, ganhando o sexto posto com o pit stop do finlandês Kimi Raikkonen, que completou a prova apenas na décima colocação.
Título continua aberto
Depois de viver um final de semana cheio de problemas, trocando o câmbio, o que acarretou em uma punição de cinco posições no grid, e ainda batendo nos segundo finais do treino, Rubens Barrichello sai de Cingapura ainda com chances no campeonato. Restando três etapas para o final, o brasileiro está 15 pontos atrás do companheiro Button, que foi a 84. Matemática, apenas Vettel continua na briga, 25 pontos atrás do líder inglês. O australiano Mark Webber, que abandonou, está fora da disputa.
Agora, restam três corridas para o final: Japão, Brasil e Abu Dhabi. A próxima etapa, o GP de Suzuka, acontece no próximo final de semana, a partir do dia 2 de outubro, com os treinos livres.
Confira o resultado do GP de Cingapura:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Timo Glock (ALE/Toyota)
3) Fernando Alonso (ESP/Renault)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Jenson Button (ING/Brawn GP)
6) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
7) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
8) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
9) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Nico Rosberg (ALE/Williams)
12) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
13) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)
14) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
OUT) Romain Grosjean (FRA/Renault)