A FIA anunciou que as fabricantes de motores poderão agora assegurar que motores estão em igualdade de potência ao fazer o uso da nova regra para equalização. Como todos os motores estão congelados em desenvolvimento desde o início de 2007, unidades mais poderosas serão agora regredidas para estar em igualdade de potência com os rivais.
Com o congelamento sendo introduzido há dois anos para cortar custos, as equipes têm sugerido este ano que empresas com a Mercedes que aumentaram a potência do motor e, além disso, que o congelamento previne que outras a alcance.
A Renault teve uma dispensa especial para aumentar sua potência ano passado apesar de FIA agora permitir que as unidades sejam equalizadas, mas apenas diminuindo os níveis de potência das unidades mais potentes ao invés de aumentar as das menos potentes.
A FIA informa: “Depois das sugestões de que há uma diferença entre o desempenho dos motores usados na Fórmula 1, o Conselho Mundial (WMSC) decidiu que este deveria ser o caso, e as equipes devem eliminar este diferencial de desempenho, eles estão permitidos a fazer isto reduzindo o desempenho dos motores mais potentes. No entanto, nenhum progresso será permitido.”