Peter Sauber garantiu em Monza que as negociações para salvar a equipe BMW Sauber estão “na sua fase crucial”, embora um jornal suíço garanta que a formação de Hinwil tem já um comprador assegurado caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lhe conceda o direito de participar no Mundial de Fórmula 1 de 2010.
Se Peter Sauber não foi muito expansivo em Monza, dizendo que “não posso dizer mais do que as negociações estão na sua fase crucial”, o jornal ‘Sonntagsblick’ disse na sua edição de ontem que a BMW já teria chegado a acordo para vender a equipe (por 400 milhões de euros), mas apenas se esta garantir a 13ª vaga no Mundial de 2010.
A esse respeito, o ‘Blick’ diz que as negociações prosseguiram ontem em Zurique, as quais contaram com a presença de Sauber. O mesmo jornal assevera que o governo suíço pode estar envolvido nas negociações para comprar a equipe, embora seja provável que a fatia maior das verbas envolvidas no negócio sejam oriundas do setor privado, ou até mesmo de um dos antigos parceiros de Peter Sauber, Fritz Kaiser.
Contudo, o ‘Blick’ diz também que elementos da FIA irão visitar as instalações da Manor GP, USF1 e da Campos durante esta semana, então poderão surgir outras vagas no Mundial de 2010, na medida em que se alguma dessas formações não se apresentar já com o projeto em bom ritmo, a FIA poderá escolher outra equipe para o lugar de uma dessas três, sendo que uma das mais faladas é a Epsilon Euskadi.
Muitos pilotos dizem mesmo que as dúvidas circundantes às novas equipes são muitas, com Nick Heidfeld, atual piloto da BMW Sauber, a afirmar em Monza que “tento seguir o que elas [as equipes] estão fazendo, mas claro que existem rumores de que não estão fazendo muito e talvez não tenham dinheiro ou o que quer que seja”.