Peter Sauber, fundador e proprietário de 20% da equipe baseada em Hinwil, esta semana está na Malásia. Como relatado anteriormente, o governo da Malásia, já envolvidos com a BMW Sauber, com o patrocínio € 35m por ano pela empresa petrolífera estatal Petronas, poderia estar interessado em formar uma equipe nacional de Fórmula 1.
Através da participação de um consórcio da Malásia, foi sugerido que a proposta poderia envolver Sauber na seqüência da retirada confirmada da BMW, ou unir forças com a Lotus, Mike Gascoyne, Litespeed e em um novo início.
A nova especulação é uma combinação das duas possibilidades: BMW Sauber com a participação da equipe de F3 Litespeed, bem como o bem conhecido F1 engenheiro Gascoyne e os novos Lotus, de Dany Bahar.
Coincidindo com os rumores foi a confirmação de que Bahar deixou a Ferrari e irá iniciar o seu novo papel como chefe-executivo da Lotus, em outubro.
“Estou ansioso para assumir os desafios como CEO da empresa lendário e icônico com uma inigualável história do esporte a motor”, disse Bahar. “Eu mal posso esperar para começar os planos em outubro.”
Lotus é de propriedade da Proton, da Malásia, empresa nacional de veículos, e o atual presidente da Lotus é o malaio Dato Mohd Salleh Nadzmie.
“Com o registro de Danny, completa no automobilismo e da Ferrari, acreditamos firmemente que temos encontrado o CEO para melhorar a imagem do Lotus, marca e reputação como um carro esportivo de classe mundial e empresa de engenharia”, disse ele.