Se existe uma pista de corrida em que cada condutor simplesmente adora, é Spa-Francorchamps. E não é um dos 20 que estão indo para lá neste fim de semana do Grande Prêmio da Bélgica que não a classifica como uma de suas favoritas.
A pitoresca Hautes Fagnes, região das Ardenas, com suas densas florestas e clima imprevisível, desfrutou de uma onda de calor na semana passada com relataram temperaturas ambiente de 30°C. Previsivelmente, que não será o caso da etapa de domingo, e o clima acentuadamente mais frio poderia ter um resultado significativo.
O time da Brawn saltou com uma bela vitória para Rubens Barrichello, em Valência – a sétima da temporada -, mas a alta temperatura da pista não deixou sem resposta a questão de saber se eles têm sucesso garantido e resolvidos os problemas de aquecimento de pneus que levaram a esse desempenho.
Após o fracasso da Red Bull na Espanha, deixou Jenson Button querendo adicionar tantos pontos quanto possível neste fim de semana em um circuito que, em teoria irá favorecer a Red Bull, a Ferrari e a Williams .
“Apesar de acreditarmos que temos agora um melhor entendimento da nossa recente questões de pneus, as temperaturas mais baixas em Spa será o campo de provas para isso”, chefe da equipe, admite Ross Brawn. “Vamos ter outro programa de testes na sexta-feira para validar as conclusões alcançadas em Valência e em seguida, construir o nosso fim de semana .”
Button, que prometeu ser mais agressivo na sua condução e nos chassis, disse: “Spa é um dos meus circuitos favoritos e tem um layout que dá tudo o que você poderia querer como piloto. É um dos mais rápidos e mais desafiadores circuitos do mundo, com subidas, curvas rápidas e longas retas que se combinam.
“É também um circuito muito bonito com a definição de floresta, embora o tempo pode ser imprevisível! Ele pode desempenhar um papel importante no fim de semana de corrida, mesmo no verão, por isso você tem que estar pronto para reagir. Mas essa imprevisibilidade é parte da emoção da corrida em Spa. Eau Rouge é ainda uma curva lendária, embora seja geralmente fácil para nós, no seco, mas o sentimento quando você bate o pé da colina, tocar o chão e disparar em linha reta é incrível. “
“Foi uma dura corrida para mim , mas senti o carro muito bom em Valência e que o ritmo foi alto quando eu era capaz de correr no limpo durante a corrida. Então, nós estamos positivos e muito ansioso para o fim de semana. ”
Sebastian Vettel, na Red Bull, precisa desesperadamente de um bom resultado para voltar à briga, enquanto Mark Webber poderia fazer com um depois de terminar apenas em nono lugar em Valência. A equipe decidiu não arriscar usando o seu sistema KERS, pela primeira vez. Isso deve ser uma grande vantagem aqui para Ferrari e McLaren, entretanto, especialmente até o morro a Les Combes e/ou em Blanchimont na chicane.
Ferrari deve ter pelo menos um carro no ritmo em Spa, onde Kimi Raikkonen visa defender o seu terceiro lugar no campeonato de construtores, a McLaren por perto. Mas ele sabe que não será fácil, sem qualquer desenvolvimento sobre o Ferrari F60, já que a equipe está focada somente no carro de 2010. Luca Badoer espera ser mais rápido do que ele estava em Valência.
“Spa tem geralmente sido bom para mim, mas eu não sei se é bom para o nosso carro agora”, disse Raikkonen, “Por isso temos de ir lá e ver como ele começa a ir na sexta, mas vamos forçar tanto quanto pudermos. Nós não estamos obtendo mais peças novas no carro, por isso vai ficar mais difícil a cada corrida. Assim que começar a tudo correr bem, nos daremos a chance de estar lá, pelo menos. Nós tentaremos todas as corridas e veremos onde podemos chegar. ”
Spa pode não favorecer McLaren tanto como fez Nurburgring, na Hungria e em Valência, porque o MP4-24 é menos forte em curvas muito rápidas, mas, enquanto Lewis Hamilton não pode ser capaz de lutar pela vitória, ele poderia ser um concorrente ao pódio.
“Apesar de fazer algumas melhorias importantes em MP4-24, vamos para Spa sabendo que a configuração do circuito de alta velocidade, é pouco provável jogar para os nossos pontos fortes do nosso carro”, admitiu o chefe da equipe, Martin Whitmarsh. “Dito isto, o nosso novo pacote técnico que nos torna confiantes de que vamos ser um forte concorrente para os pontos, como nós olhamos para melhorar a nossa posição em quarto no campeonato de construtores. Nós apreciamos um registro enorme aqui, ganhando 10 vezes, e ambos Lewis e Heikki (Kovalainen) ‘amo este lugar eu estou ansioso para mais uma corrida emocionante’.”
Spa contém uma variedade de curvas desafiadoras para ir com as longas retas e, portanto, requer um compromisso em conjunto aerodinâmica. Downforce muito grande para o setor de duas, de Pouhon a Blanchimont, tende a penalizar um carro nos trechos mais rápido, embora a asa dianteira móvel pode contribuir para atenuar esse problema, até certo ponto.
A Bridgestone está trazendo seus compostos de borracha macia e médio para a corrida e granulação não é esperada para ser um problema.