A continuidade da Toyota na Fórmula 1 pode estar em risco, mesmo com a assinatura do Pacto da Concórdia por parte da equipe baseada em Colônia.
A possibilidade do construtor japonês seguir o caminho já trilhado pela Honda e pela BMW (no final desta temporada) parece ganhar força, tanto mais que a equipe teria informado os seus fornecedores e parceiros comerciais que não assinará qualquer contrato para 2010 sem ter a certeza do orçamento para o próximo ano, fato que aumenta a incerteza sobre o futuro da equipe orientada por John Howett.
Fundamental para a permanência da equipe na F1 é a reunião da administração da marca japonesa a ser realizada no mês de novembro e que irá validar, ou não, o orçamento para 2010.
Em declarações ao ‘Autosport.com’, John Howett afirmou que “o orçamento para 2010 já foi entregue, mas devido à situação econômica muito difícil, o grupo Toyota quer esperar pelos resultados da metade do ano financeiro antes de decidir. Espero uma grande pressão quanto ao orçamento”.