Rubens Barrichello vence o GP da Europa

Por Giovanni Romão

O brasileiro Rubens Barrichello deixa Valência, na Espanha, levando a estatística de 10% das vitórias brasileiras na Fórmula 1. Ao vencer o GP da Europa neste domingo, dia 23, o piloto da Brawn GP chegou a sua décima conquista na carreira, que coincide com a centésima vitória verde e amarela na categoria máxima do automobilismo mundial.

O pole-position da prova, Lewis Hamilton, terminou na segunda colocação e o finlandês da Ferrari Kimi Raikkonen fechou o pódio na terceira colocação. A McLaren comprovou a evolução com o quarto lugar de Heikki Kovalainen, que foi seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Williams. Fecharam a zona de pontuação: Fernando Alonso (Renault), Jenson Button (Brawn GP) e Robert Kubica, que voltou a pontuar com a BMW-Sauber.

Emoção inicial

A largada do GP da Europa foi bastante agitada. Tirando os pilotos da McLaren, que ocupavam a primeira fila, e Rubens Barrichello, em terceiro, nas outras posições foram muitas alterações significativas, com Sebastian Vettel perdendo o quarto posto para Raikkonen e Jenson Button caindo de quinto para oitavo.

Ainda na voltas iniciais da prova, o líder da temporada ainda cometeu um erro ao cortar uma chicane e teve de ceder o oitavo posto para o até então direto rival na luta pelo título, o australiano Mark Webber, da Red Bull.

Estratégia e erros

Enquanto Barrichello seguia seguro pelo ritmo de Kovalainen, o inglês Hamilton sumia na frente. Primeiro a entrar nos boxes na primeira rodada de pit, Lewis já tinha oito segundos de vantagem para Rubinho. Na volta seguinte, Kovalainen entrou para sua troca de pneus e reabastecimento. Com pista livre, o brasileiro da Brawn GP passou a imprimir um forte ritmo de prova, antes de entrar para os boxes três voltas depois.

Assim que voltou para pista, Rubens estava na segunda colocação, apenas 3.6 segundos atrás de Hamilton. De pneus duros, contra os macios do inglês, Barrichello conseguiu seguir o ritmo do adversário, em uma alternância constante de voltas mais rápidas. A ideia era fazer a diferença na segunda rodada de pit.

Quem sofreu com seu equipamento na segunda parte da corrida foi o alemão Sebastian Vettel, que abandonou com mais um motor estourado no RB5.

Restando 20 voltas para o final da prova, a McLaren chamou Hamilton para os boxes, mas os mecânicos não estavam preparados para recebê-lo, fazendo com que o inglês perdesse 13 segundos na última parada. Barrichello, agora com pista livre à frente, continuou imprimindo um ritmo forte e entrou para a parada final restando 16 voltas para a bandeira quadriculada, voltando na primeira colocação.

No último trecho da prova, Rubinho apenas administrou a diferença na casa de cinco segundos para Hamilton, que conseguiu manter o segundo posto mesmo com o erro nos boxes, e faturou sua décima vitória na F1. A última conquista de Rubinho havia sido em 2004, ainda pela Ferrari, no GP da China.

Os estreantes

Dos dois pilotos que estrearam neste fim de semana, Romain Grosjean fez um 15º lugar com a Renault, enquanto Luca Badoer manteve as “lambanças” de sexta-feira e sábado, com direto a um drive-through, terminando na 17ª e penúltima colocação entre os pilotos que completaram a prova.

Líder “lucra”

Apesar da corrida discreta e do sétimo lugar no final do GP da Europa, o inglês Jenson Button pode vibrar com os problemas dos rivais da Red Bull, que ficaram sem pontuar em Valência. O inglês foi a 72 pontos e viu o companheiro Barrichello voltar a vice-liderança, com 54. Mark Webber vem em terceiro com 51,5, e Sebastian Vettel aparece em quarto, 47.

Retorno

A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, com o GP da Bélgica, com transmissão ao vivo da F1 Mania de todos os treinos livres, classificação e corrida.

Confira o resultado do GP da Europa:

1) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

4) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

5) Nico Rosberg (ALE/Williams)

6) Fernando Alonso (ESP/Renault)

7) Jenson Button (ING/Brawn GP)

8) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

9) Mark Webber (AUS/Red Bull)

10) Adrian Sutil (ALE/Force India)

11) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

12) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

13) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

14) Timo Glock (ALE/Toyota)

15) Romain Grosjean (FRA/Renault)

16) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

17) Luca Badoer (ITA/Ferrari)

18) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.