A BMW Sauber teria feito um pedido de candidatura para o Mundial de Fórmula 1 de 2010, para permitir a participação da equipe no campeonato da próxima temporada.
Apesar desta candidatura, revelada pela revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, a posição da marca alemã não se alterou, abandonando mesmo no final desta temporada, então a candidatura da BMW prende-se apenas com o fato de tal permitir a um eventual comprador participar no Mundial do próximo ano.
Com as negociações para a venda da equipe baseada em Hinwill ainda sem resultados práticos, caso a equipe não se candidatasse à vaga para a 13ª equipe do Mundial de 2010 tal impediria que um possível comprador pudesse participar, o que poderia ser fatal para os processos de negociação. Isto é, caso não o fizesse, as hipóteses de encontrar um comprador tornar-se-iam quase nulas, na medida em que a formação não poderia participar na F1 em 2010.
A FIA havia reaberto o concurso para a 13ª vaga no Mundial de 2010 depois da BMW Sauber não ter assinado o novo Pacto da Concórdia, o que permitiu à Epsilon Euskadi e Prodrive, entre outras, tentarem um lugar na categoria para o próximo ano. De acordo com a revista alemã, a FIA marcou o dia 17 de agosto como prazo limite para a apresentação das candidaturas, com a BMW Sauber reunindo-se nesse dia para decidir apresentar a sua candidatura.
Contudo, a ‘Auto Motor und Sport’ revela ainda que a BMW mantém a hipótese de simplesmente fechar a equipe, colocando um ponto final na participação do nome Sauber na Fórmula 1.